Quanto vale
um “like” nas redes sociais? É bem difícil mensurar o valor em termos
financeiros, mas é fácil afirmar que, para muitos, é muito precioso, porém não
é tudo. Já ouvi diversas discussões sobre curtidas e o quanto isso de fato
engaja os consumidores. Muitas pessoas evitam comentar sobre o quanto o like
pode aumentar o poder de persuasão de uma campanha, uma vez que
compartilhamentos e comentários são muito mais os “queridinhos” do mundo
digital. O que realmente acaba sendo importante, nesse caso, é a oferta de um
conteúdo relevante que de fato valha a pena para o consumidor acessar e
interagir.
Um exemplo
bastante recente de case de sucesso nas redes sociais é um dos maiores portais
do Brasil que criou uma fanpage para seu “estagiário”, a fim de divulgar seu
conteúdo e, ao mesmo tempo, fazer brincadeiras com as próprias matérias para
tornar esta interação mais natural e próxima do seu leitor. O resultado tem
sido bastante positivo e o público vem se engajando muito com a página e,
consequentemente, com o portal.
Poderíamos
ficar horas e horas discutindo sobre engajamento nas redes sociais, mas sabemos
que o tema já está quase ficando ultrapassado. Saber interagir com o
consumidor, hoje, já é requisito básico para empresas e meios de comunicação.
E, nesse caso, essa interação deve acontecer em todos os canais possíveis, não
apenas em redes sociais, respondendo a comentários ou estando atento ao
engajamento do público.
A televisão,
que surgiu décadas antes da internet e dos portais, não tem ficado para trás
nesse quesito. Conhecido por sua interatividade em tempo real com os
telespectadores, o programa SuperStar, da Rede Globo, utiliza um aplicativo em
que o público consegue votar nas bandas que mais gosta e decidir se ela vai
adiante ou não na competição. Porém, essa interação não ficou apenas no
aplicativo do programa. Por meio de uma tecnologia desenvolvida especialmente
para esse fim, chamada TVSync, foi possível atingir, na segunda tela, os
consumidores que eram impactados por uma marca durante o programa. Parece
mágica, mas isso já é real e absolutamente possível.
Mas, por que
impactar possíveis usuários na segunda tela? A resposta é bem simples. Esse é
um fenômeno que vem crescendo bastante, por conta de uma demanda real que
existe tanto no Brasil quanto no resto do mundo. De acordo com uma pesquisa
divulgada recentemente pela Viacom International Media Networks, 66% dos
brasileiros usam, em média, cinco aparelhos ao mesmo tempo, seja smart TV,
smartphone, computador portátil, entre outros. A partir disso, é possível
identificar uma oportunidade imensa para interagir com esse usuário
“multi-telas”.
Outro case
recente que usou a tecnologia de TVSync foi a gigante brasileira de cosméticos
Natura. Foi criada uma parceria com a novela Império, também da Rede Globo,
onde cada usuário que assistia à programação era impactado com material
publicitário da marca na segunda tela.
O que é
interessante observar nesse fenômeno é o quanto as tecnologias vem se
reinventando a cada momento, afim de buscar atrair mais e mais consumidores.
Isso mostra que estamos no caminho certo de avanço e que o futuro está justamente
nessa inovação constante.
http://nextecommerce.com.br/como-engajar-e-interagir-em-uma-era-tao-conectada/
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