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domingo, 2 de agosto de 2015

[Como] escrever um Tweet eficaz



[Como] escrever um Tweet eficaz


Eu estava fazendo algumas pesquisas sobre o Facebook, Twitter e Instagram quando encontrei em um slide esta pergunta: Como você pode escrever um Tweet eficaz?
Na verdade, escrever um tweet é simples, mas escrever um tweet eficaz é muito mais complexo: é preciso tempo, criatividade etreinamento. O primeiro conselho é não se contentar apenas com as imagens bonitas, porque geralmente não é nada mais do que o título do post que vai chamar a atenção.
Precisamos trabalhar em torno de palavras, escolher a forma e variar o ponto de vista.

Anatomia de um Tweet

Um tweet é uma mensagem de texto a 140 caracteres, incluindo um link para um recurso online, hashtag e quaisquer citações a outras contas.
Na prática, você tem apenas 140 caracteres para caber tudo o que você quer comunicar com seus seguidores, como é bem representado por este infográfico de Neomobile.
perfect-tweet-social-tip-neomobile
O presente mais precioso para usar o Twitter é, sem dúvida, a síntese! Portanto, também é necessário um pouco de criatividade para ser capaz de empacotar a notícia em diferentes formas.
Cada um de nós é, por natureza, mais sensível a certos registros comunicativos do que outros: algumas pessoas reagem às perguntas, outros preferem a notícia nua e crua e aqueles que precisam de ser posta em causa.
Apesar de 140 caracteres parecer um limite, nos obriga a saborear as palavras e dar-se um pouco do que queríamos dizer, por outro lado é uma grande vantagem, porque nos permite abordar a mesma mensagem de maneiras muito diferentes, sem soar repetitivo.

Os 4U para um tweet eficaz

Os 4U’s nasceram no mundo do copywriting e são usados ​​para escrever, por exemplo, o título de um postassunto de um e-mail, mas também podem ser aplicados na composição de um tweet.
O 4U são:
  1. Deve serútil para o leitor.
  2. Deve sugerirUrgência.
  3. Deve transmitir uma sensação deunicidade.
  4. Ele deve fazer oUltra-específico.
Vamos refletir por um momento sobre como consultar a timeline do Twitter: se estamos no celular ao invés da área de trabalho, role a tela rapidamente, quase sem ler nada, deixando cair seus olhos nas imagens (daí a importância de anexar uma foto ao seu tweet) e o apelido dos autores do tweet.
Porque um tweet deve ser lido assim que o olho passar sobre ele, não é algo que o fere, uma palavra, um ponto de interrogação, três pontos de exclamação … E porque todos nós somos sensíveis a diferentes elementos.

7 maneiras de escrever um tweet

Esta lista certamente não esgota as possibilidades infinitas que temos na composição de um tweet; no entanto, eles são os mais frequentes e aqueles que tendem a funcionar melhor.

Tweet direto

A primeira maneira é construir um tweet que vai ao cerne da questão, sem meias palavras; pode ser usado por exemplo, para dar a informação.

Tweet indireto

Em vez de dar a notícia diretamente, o tweet procura estimular a curiosidade do leitor, criar demanda e o levar a clicar no link onde você vai encontrar a resposta.

Tweet de notícias

Não se vira, e acaba de anunciar a notícia, com links para mais informações. E típico da notícia e é o mais simples de construir; simplesmente alinhar o sujeito-verbo-predicado e você terá uma linear levando o leitor, se ele está interessado no assunto.

Tweet how-to

Ele responde os tipos de perguntas que todos nós temos, ou seja, “como fazer”. Nós todos vivemos em constante busca de “instruções” para fazer qualquer coisa e não aleatoriamente, o título que funciona melhor é o “How to …”.

Tweet de demanda

Normalmente são aqueles tweets relacionados a determinado assunto no qual ocorre um bate papo em tempo real na timeline. Este tipo de Tweet é mais comum para responder questões de eventos ao vivo online e offline.

Tweet Comando

É o tipo de tweet que não tenta convencê-lo a ler alguma coisa ou seguir o link. Basicamente, ele diz para esquecer o que você está fazendo, porque o que ele propõe é o que você vai encontrar, é realmente importante para você agora.

Razão pela qual

De certa forma, é a resposta de Tweet para tweet porque, em vez de destacar a demanda, oferece a resposta imediatamente. Utilizamos o tempo todo e nem percebemos. 
http://startup101.com.br/estrategias/como-escrever-um-tweet-eficaz
starbucks

Testes práticos de Tweet

Suponha então que escreva um post intitulado “Grupos Linkedin: como escolher as pessoas certas e como usá-los.” Quantas maneiras diferentes acima eu poderia escrever um tweet para espalhar este post?
  1. “grupos LinkedIn, os critérios para escolher as pessoas certas”
  2. “Aqui estão três maneiras de usar os Grupos do LinkedIn”
  3. “Você tem certeza que se uniu aos Grupos do Linkedin certos?”
  4. “Para não perder mais tempo: como escolher Grupos no Linkedin”
  5. … E muitos outros …
Nestas formulações pode reforçar um ou mais dos 4U que vimos antes, o resultado pode ser explosivo!

Conclusões

O limite de 140 caracteres do Twitter é uma grande oportunidade: podemos repetir N vezes a mesma mensagem em muitas maneiras diferentes. Neste post eu listei as formas mais comuns e mais eficazes:  diretos, indiretos, notícias, perguntas, how-to, comando, razão pela qual.
Variar o estilo e explorar 4U de Utilidade, Urgência, Singularidade e Ultra especificidade é a maneira de fazer do Twitter uma ferramenta de marketing muito poderosa para promover a nossa marca e os nossos serviços.

Você tem outros exemplos ou variantes a ser oferecido? 
http://startup101.com.br/estrategias/como-escrever-um-tweet-eficaz
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