Páginas

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Toyota do Brasil


Toyopar
Em 23 de janeiro de 1958, a Toyota Motor Corporation inaugura um escritório no centro da cidade de São Paulo, com o nome de Toyota do Brasil Indústria e Comércio Ltda. Onze meses depois, a empresa inicia as suas atividades como montadora de veículos, com a instalação da primeira fábrica brasileira, no bairro do Ipiranga. O Land Cruiser, primeiro utilitário Toyota lançado no mercado brasileiro, ganha as ruas em maio do ano seguinte.
Com a mudança da fábrica para São Bernardo do Campo, em novembro de 1962, a Toyota substitui a linha Land Cruiser pelo Bandeirante, equipado com motor a diesel, tração nas quatro rodas e disponível nas versões jipe e camioneta de carga e de uso misto.
Uma das únicas fábricas do mundo a manter todas as operações industriais realizadas pela própria empresa, a unidade de São Bernardo permitiu, durante quase quatro décadas de produção, o controle completo de todos os processos, garantindo a qualidade final do produto.
Em setembro de 1998, a Toyota inaugura a segunda fábrica no Brasil, em Indaiatuba, interior de São Paulo, onde passa a ser fabricado o Corolla, carro mais vendido em todo o mundo, com mais de 30 milhões de unidades comercializadas desde 1966.
Em agosto de 2001, a Toyota inaugura seu escritório comercial em São Paulo e encerra a fabricação do Toyota Bandeirante. A unidade de São Bernardo passa a produzir peças para a picape Hilux, fabricada na planta de Zárate, na Argentina, e para o Corolla.
Após investimentos de US$ 300 milhões, a Toyota dá início, em junho de 2002, à produção do Novo Corolla, veículo que conquista a liderança absoluta de vendas no segmento de sedãs médios.
Em janeiro de 2003, a Toyota passa a contar com nova estrutura na América do Sul, com a denominação de Toyota Mercosul. A nova organização integra o gerenciamento da Toyota do Brasil com a Toyota da Argentina e consolida as duas plantas produtivas como pólos de exportação para toda a América Latina, incluindo Caribe e México.
Em maio de 2004, a Toyota lança o Corolla Fielder, também fabricado em Indaiatuba, que assume rapidamente a condição de líder de vendas no segmento de station wagons.
Um ano depois, em maio de 2005, a Toyota lança no Brasil e na Argentina a Nova Hilux, que materializa o Projeto IMV (Innovative International Multi-purpose Vehicle). Uma revolução total no mercado, a Nova Hilux rapidamente alcança a liderança no segmento de picapes médias. Em setembro, a Hilux SW4 é lançada e também conquista o primeiro lugar em vendas de sua categoria.
Outro passo importante para o crescimento da empresa é a inauguração do Centro de Distribuição de Guaíba, na Grande Porto Alegre, em março de 2005. Em uma área total de 58 mil m², o Centro de Distribuição se tornou o portal das operações logísticas da Toyota entre o Brasil e a Argentina, para recebimento da Hilux, por via rodoviária. Além de distribuir a Hilux para todo território nacional, o Centro executa as operações de recebimento, checagem e ajuste de montagem.
Para atender à crescente demanda pelos seus veículos, a Toyota aumenta sua rede de concessionárias. Até dezembro de 2004, a marca contava com 90 concessionárias. Em 2008, com cobertura geográfica superando 90%, possui 122 espalhadas pelo País.
Em janeiro de 2008, a Toyota completa 50 anos de história no Brasil, contando com mais de 3200 colaboradores em suas unidades de São Bernardo do Campo, Indaiatuba, São Paulo e Guaíba. Esse marco demonstra o compromisso com o país, pois a Toyota assume que está "Ampliando Horizontes" nos horizontes do Brasil.

Princípios

  • Respeito pelos idiomas e leis de todos os países do mundo, com atividades transparentes e justas que demonstram suas ações de bom cidadão do mundo;
  • Respeitar a cultura e costumes de todos os países e contribuir para o desenvolvimento econômico e social através de atividades empresariais em cada comunidade;
  • Dedicar todos os esforços para criar produtos que mantenham a harmonia com o meio ambiente, para conseguir melhorar a qualidade de vida em todas as regiões em que a Toyota está presente;
  • Criar e desenvolver tecnologias de ponta e oferecer excelentes produtos e serviços que satisfaçam as necessidades dos clientes de todo o mundo;
  • Estimular uma cultura empresarial que promova a criatividade individual e o valor do trabalho em equipe, gerando ao mesmo tempo a confiança mútua e respeito entre os trabalhadores de nível operário e de direção;
  • Incentivar o crescimento em harmonia com a comunidade global através de um gerenciamento inovador;
  • Colaborar com outras empresas visando conseguir um crescimento estável a longo prazo com benefícios mútuos.

Nova Fábrica

Toyopar
A terceira fábrica da Toyota no Brasil teve o início de sua construção em 8 de setembro de 2010. Com um terreno de 3,7 milhões de m², US$ 600 milhões em investimentos e expectativa de produção inicial de 70 mil veículos por ano, a nova unidade da Toyota do Brasil está localizada no km 92 da Rodovia Castello Branco, sentido interior-capital, em Sorocaba (SP).
Totalmente criada no conceito Ecofactory, ela desenvolverá ações socioambientais, com padrões elevados de performance, focados na redução de consumo de água e energia, otimização de recursos, entre outros. Atenderá primeiramente o mercado interno e marcará a entrada da empresa do Brasil na produção de veículos compactos, dotados de tecnologia flex fuel.
Com a chegada dessa nova fábrica, prevista para o segundo semestre de 2012, a região receberá um grande aporte na área de preservação ambiental. Será desenvolvida uma área verde dentro da planta e na extensão onde estarão localizados os fornecedores.
http://www.toyopar.com.br/empresa/conheca-a-toyota/

Atualizado dia 29/07/2015
Leia Mais ››