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sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Vantagens do e-commerce de nicho


Conheça as vantagens do e-commerce de nicho, lojas virtuais dedicadas a um público específico, e saiba por que esse é um dos melhores segmentos para os novos empreendedores online que desejam montar uma loja virtual de sucesso.

Conheça as vantagens do e-commerce de nicho, lojas virtuais dedicadas a um público específico, e saiba por que esse é um dos melhores segmentos para os novos empreendedores online que desejam montar uma loja virtual de sucesso.

As vantagens do e-commerce de nicho e os caminhos para o sucesso nesse segmento


Para o pequeno e médio empresário, as vantagens do e-commerce de nicho o transformam na melhor opção para conquistar um espaço em um mercado tão competitivo quanto o do comércio eletrônico brasileiro.
Desde que Chris Anderson, em seu livro A Cauda Longa, definiu os nichos de mercado na Internet como o segmento mais lucrativo para os novos empreendedores online, as virtudes e vantagens do e-commerce de nicho vêm sendo amplamente debatidas em diversos artigos em sites especializados.
Mesmo no Brasil, é possível encontrar diversos nichos de mercado no e-commerce que possuem um ótimo potencial de crescimento e muitas vezes não foram se quer explorados de maneira profissional, como o e-commerce GLBT e lojas virtuais voltadas para a terceira idade.
Vejamos algumas das principais vantagens da atuação em um e-commerce de nicho para o novo empreendedor online.

Diferenciação dos outros grandes players

Uma das vantagens do e-commerce de nicho é criar uma diferenciação dos grandes players que vendem praticamente de tudo e não são especialistas em absolutamente nada. Esse posicionamento pode ser usado a seu favor.
Quem opta por trabalhar em nichos de mercado tem a oportunidade de se tornar uma referência em seu segmento de atuação, o que desperta o interesse dos consumidores em serem atendidos por uma loja especializada.

Economia em termos de plataforma de e-commerce

Conheça as vantagens do e-commerce de nicho e por que ele é o mais indicado para pequenos e médios empresários
Atualmente o mercado brasileiro conta com uma infinidade de fornecedores de plataformas de e-commerce com as mais diversas configurações, recursos e, é claro, preços.
Trabalhando em um mercado menor e muito bem definido, as necessidades de recursos da plataforma serão igualmente menores e mais adequadas.
Uma das vantagens do e-commerce de nicho é que sua plataforma de e-commerce precisará de menos recursos do que se fosse trabalhar com um universo mais amplo de produtos e clientes, o que demandaria funcionalidades extra, que encareceriam o sistema de e-commerce.

Posicionamento preciso da marca

Atuando em um mercado de nicho, sua marca pode assumir um posicionamento muito mais preciso o que facilita bastante o trabalho de comunicação com os clientes e a criação de uma imagem forte nesse segmento.
Essa é uma verdadeira estratégia de ganha-ganha, pois além de facilitar e baratear o trabalho de divulgação da empresa na internet, ainda agrega valor na eventualidade de venda do negócio futuramente.

Melhor percepção do público e produtos

Entre as diversas vantagens do e-commerce de nicho está a oportunidade de ter uma melhor percepção do público-alvo e dos produtos que realmente fazem sucesso entre essas pessoas. No e-commerce de massa, a variedade de Personas de Marketing, torna essa percepção bem mais difícil.
Identificar as necessidades dos consumidores é um dos melhores caminhos para a criação de uma loja virtual de sucesso e o trabalho com um segmento muito específico, como no caso dos nichos de mercado, torna essa tarefa muito mais fácil, devido a proximidade com seus clientes.

Redução dos custos de marketing online

Outra grande vantagem do e-commerce de nicho é a redução dos custos de divulgação da loja virtual. O custo de divulgação de um e-commerce está intimamente relacionado ao público que é preciso atingir e o fato de trabalhar com um público menor é um ponto a seu favor.
Trabalhando com um público mais segmentado você tem a oportunidade de criar ações de marketing digital mais focadas e integradas entre os diversos canais, reduzindo assim os custos que seriam bem maiores se tivesse que trabalhar com um leque maior de potenciais consumidores. Uma vantagem que você só encontra trabalhando com nichos de mercado.

Fidelização mais eficiente

Nos dias de hoje a fidelização dos clientes desempenha um papel importante para o sucesso de uma loja virtual. Com os custos de divulgação de uma empresa na Internet aumentando, conquistar um novo cliente fica cada vez mais caro, por isso é muito mais inteligente fidelizar seus clientes já conquistados.
Uma das vantagens do comércio eletrônico de nicho é que diante de uma concorrência menor, aliado a um conhecimento mais profundo sobre hábitos, costumes e preferências dos clientes, é muito mais fácil fidelizar seus seu público, através da criação de um relacionamento mais próximo e constante. 
Wallace Oliveira Cruz
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