Páginas

domingo, 9 de agosto de 2015

ECKO UNLTD



Se você for uma pessoa descolada, ou tem amigos descolados, já deve ter ouvido o nome ECKO UNLTD. Caso você não seja tão descolado assim, certamente já viu bonés, camisetas, mochilas ou moletons estampado com a logomarca de um rinoceronte vermelho, ícone de destaque no mercado da moda do mundo inteiro. Em cidades descoladas e vibrantes como Nova York, Tóquio, Londres ou São Paulo, a marca americana ECKO UNLTD. é um verdadeiro sucesso com sua moda despojada, e em escala global.

A história
Os apaixonados por moda, com certeza, já ouviram falar em Marc Ecko. Ele é o empreendedor que a partir da confusão de tendências da jovem arte do grafite criou a grife ECKO UNLTD. Nascido como Marc Louis Milecofsky nos subúrbios de Nova Jersey, ele, que era neto de alfaiate, abandonou a escola para, munido apenas com um aerógrafo e muita criatividade, tingir camisetas na garagem da casa de seus pais no Brooklyn para vender aos colegas de escola. Logo, artistas como o diretor de cinema Spike Lee e Chuck D (músico do grupo de rap Public Enemy), ouviram falar de suas criações e passaram a vesti-las. O grafiteiro, então com apenas 20 anos, resolveu transformar sua arte em moda fundando, no verão de 1993, junto com sua irmã gêmea Marci Tapper e o amigo Seth Gerszberg, a marca de moda urbana *eckō unltd. (escrita inicialmente em letra minúscula e com asterisco mesmo) que contava apenas com uma linha composta por seis modelos de camisetas com estampas diferenciadas e alusões ao hip-hop. O nome da marca já demonstrava que suas criações no mundo da moda não teriam limites.


Em 1996, a marca lançou sua primeira coleção completa e seu sucesso foi imediato. Com uma forte raiz na cultura jovem e hip-hop, a marca se transformou em um ícone para as novas gerações, sem fronteiras. Foi muito bem aceita a fusão de design, rua, vídeo game e esportes radicais. Em menos de uma década, as visões do agora designer Marc Ecko posicionaram com sucesso a ECKO UNLTD., marca mais inovadora e bem sucedida no segmento urbanwear do mundo, que em 2002 ultrapassou os US$ 300 milhões em faturamento. Com o sucesso novos produtos surgiram como jaquetas de couro, roupas esportivas, tênis, mochilas, joias, óculos, relógios e a coleção de roupas infantis (lançada no outono de 2003).


A marca desembarcou no Brasil em meados de 2004. Uma das estratégias da marca para ampliar seu mercado no Brasil foi o investimento em ações de marketing. Além de um trabalho intenso em mídia impressa, focado em veículos de moda, a marca ainda contou espontaneamente com a preferência de muitos artistas e formadores de opinião em geral, o que ajudou a fortalecer ainda mais sua imagem no mercado. Ainda em 2004, a empresa lançou a MARC ECKO CUT & SEW, uma mistura de alfaiataria com a ousadia que sempre caracterizou a marca, que nasceu para atender as aspirações do consumidor com idade entre 20 e 35 anos, oferecendo produtos como blazers, camisas em tecidos nobres, calças sociais e acessórios. A ECKO UNLTD. se tornou ainda mais conhecida nos últimos anos após ser adotada por grandes nomes americanos, de rappers (como Usher, Sean “Diddy” Combs, Jay-Z e 50-cent) a jogadores de basquete. Com isso, ganhou um ar cool, e já faz parte das marcas mais desejadas pela elite descolada.


Apesar disso, a empresa sentiu a forte crise que assolou o mercado americano a partir de 2008, obrigando Marc Ecko a vender 51% da marca para o grupo Iconix Brand em 2009. Com isso, a ECKO UNLTD. e suas outras marcas receberam uma injeção de capital e passaram por uma enorme reestruturação, que incluiu o reposicionamento de cada uma delas, cujo portfólio foi ampliado para outras categorias de produtos, como por exemplo, perfumes.


Um estilo de vida
Acreditando no poder da diversificação e segmentação, o designer Marc Ecko tem assinalado isto através da sua habilidade em atrair uma base de clientes muito versáteis. Nos últimos 10 anos, a ECKÓ UNLTD. evoluiu de uma simples marca para uma empresa de estilo de vida, abrangendo uma linha completa de produtos composta pela ECKO UNLTD. (masculina) ECKORED(feminina), ECKO UNLTD. MMA (linha esportiva para amantes do MMA), ECKO UNLTD. FUNCTION (Outwear), ECKO LEATHER (artigos em couro), MARC ECKO WATCHES(relógios), MARC ECKO EYEWEAR (óculos), ECKO UNLTD. STORAGE (mochilas, malas e acessórios) MARC ECKO FOOTWEAR (calçados masculinos, femininos e infantis) e as linhas infantis ECKO UNLTD. BOYS e GIRLS.


A marca conta com um número variado de peças, com destaque para a linha de jeanswear e a de bonés, a mais ampla do mercado com mais de 40 modelos. Há ainda camisetas, polos, moletons, malharia, acessórios e até roupa íntima. Os carros chefe são as camisetas masculinas e os jeans. Vale destacar as jaquetas bordadas com corte a laser e aplicações em nylon. O corte a laser, por sinal, é o diferencial da marca ao lado de bordados e paetês. Nada, porém, inflexível, pois a ECKO UNLTD. acompanha as necessidades do mercado.


O ícone
O logotipo do rinoceronte não apareceu durante o início da marca. Na verdade, só surgiu depois que a marca participou do primeiro M.A.G.I.C. Show (Evento da indústria fashion realizado na cidade de Las Vegas). Naquele momento Marc Ecko percebeu que sua grife precisava ter um logotipo, afinal a ECKO UNLTD. utilizava apenas seu nome como logomarca. Com uma visão agressiva e ousada, percebeu que todos os seus competidores tinham uma mesma linha de linguagem muito similar ao logotipo original da ECKO UNLTD.: apenas o nome escrito em letras à mão de grafiteiros (denominadas “tag”). Foi então que surgiu a história do rinoceronte, baseada na enorme coleção que seu pai possuía. Então pensou: rinocerontes são meio pré-históricos, até meio que mitológicos. Apesar de grande e desajeitado, é um animal muito ágil quando corre – muito parecido com a empresa dele. Além disso, o rinoceronte é um sobrevivente, é um animal muito leal, forte e único. Mas, o mais importante sobre ele: é o único animal de quatro patas que não se move para trás, somente caminha e olha pra frente. Pronto, surgia um ícone do mundo da moda urbana. O rinoceronte representava tudo o que Marc Ecko queria transmitir com a sua marca: fortaleza, lealdade, inteligência e originalidade. Mas, acima de tudo, uma visão voltada para o futuro. A partir deste momento o RHINO virou um ícone da marca, sendo aplicado em diversos estilos, cores e tamanhos nos produtos da ECKO UNLTD. cartazes, luminosos, catálogos e até em intervenções na cidade e nos mais diversos espaços urbanos, além de festas e eventos musicais, que fizeram do rinoceronte um ícone na comunicação da marca.


A evolução visual
Recentemente a marca alterou sensivelmente sua identidade visual. O novo logotipo manteve o símbolo do rinoceronte, porém menor, aboliu o asterisco no início do nome (que passou a ser escrito em letras maiúsculas) e ganhou uma nova tipologia de letra.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1993
● Fundador: Marc Ecko, Seth Gerszberg e Marci Tapper
● Sede mundial: East Brunswick, New Jersey
● Proprietário da marca: Marc Ecko Enterprises
● Capital aberto: Não
● CEO: Marc Ecko
● Presidente: Seth Gerzberg
● Faturamento: US$ 1.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: + 120
● Presença global: 60 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 600
● Segmento: Moda urbana
● Principais produtos: Camisetas, bonés, calças jeans, mochilas e relógios
● Concorrentes diretos: Everlast, DC Shoes, Vans e Element
● Ícones: O rinoceronte vermelho de seu logotipo
● Slogan: We are Unlimited.
● Website: www.eckounltd.com.br

A marca no mundo
Os produtos ECKO UNLTD. estão disponíveis em mais de 120 lojas próprias espalhadas pelos Estados Unidos e outros países, além de cinco mil pontos de vendas como grandes varejistas e lojas de departamento. A linha de produtos está disponível também internacionalmente através de vários distribuidores e lojas multimarcas em regiões como Canadá, Brasil, Europa Ocidental, Inglaterra, Austrália, Coréia do Sul, México, Oriente Médio, Hong Kong e Japão.

Você sabia?
 A simpatia por rinoceronte é tamanha que Marc Ecko ajuda a manter gastos do zoológico de San Diego onde “patrocina” um rinoceronte indiano de 14 anos que nomeado por ele como Baby Ecko. Além disso, doa quantias significativas para a organização não governamental International Rhino Foundation, que trabalha para salvar espécies em extinção.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Newsweek, BusinessWeek, Época Negócios e Isto é Dinheiro), sites de moda (Pure Trend), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 26/11/2012
Leia Mais ››