Páginas

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Calixto Prefeito da Cidade de Santa Luzia concede entrevista a imprensa local e fala de saúde, educação, obras, promessas e eleição




Em entrevista concedida a um canal de notícias da cidade, o prefeito de santa luzia, Carlos Calixto deu pistas de como será o novo Hospital de santa luzia: "Moderno e com UTI, coisas que o HSJD não tem". Segundo o prefeito o Novo Hospital, que de novo não tem nada, pois vai usar os prédios do Antigo PA sede e Viva vida, reutilizados durante a gestãoGgilberto, e equipá-lo com os equipamentos que estão estacionados no PA e nos prédios citados. Na verdade, Calixto vai "tentar fazer" o que está prometendo há dois anos, utilizar os equipamentos comprados pelos estado que deveriam estar em funcionamento no PA São benedito e não foram utilizados até hoje.
Com a medida, o gestor pretende encerrar a novela Hospital São João de Deus e deixar que a situação do Hospital se resolva na justiça, uma vez que até o momento não houve acordo com a prefeitura e o caso está em disputa entre a irmandade e o Estado que se recusa a pagar e custear a reabertura da unidade nos moldes apresentados pela diretoria do Hospital: Assinatura de um contrato de pelo menos 5 anos e pagamento das dívidas que se acumulam.
Calixto afirmou que a nova/velha unidade estará em funcionamento em até 30 dias (o que eu duvido). O prefeito não explicou à reportagem de onde saírão os recursos para custear o novo hospital, já que o estado negocia com o HSJD a manutenção do serviço na cidade.


Promessa de Campanha



A Abertura de um Hospital na cidade ou uma Unidade de saúde com UTI é uma promessa de campanha que calixto havia anunciado já em seu primeiro comício no Bairro palmital em 2012. Na época o prefeito havia dito que a cidade precisava de um atendimento humanizado e que um Hospital com UTI era uma obrigação e seria uma meta em seu mandato. O prefeito disse em entrevista à imprensa da capital que tentou negociar a reabertura do HSJD com a irmandade, mas desistiu depois de perceber que o benefício custaria caro demais para a cidade e o retorno não seria satisfatório para compensar o investimento.



Calixto também havia prometido durante a campanha que traria uma universidade ou uma grande instituição de ensino para a cidade e santa luzia é sede da IFMG. O Instituto quase não veio para a cidade devido ao desinteresse do ex prefeito Gilberto. Na época a diretoria do IFMG fez contato com o Vitrine buscando uma intervenção e os orientamos que esperassem a posse do novo prefeito para fazer uma negociação com ele para cessão do terreno. Entramos em contato também com a assessoria do prefeito (que na época era candidato) repassando contatos do IFMG para que a transação fosse possível.



SAMU



Calixto também falou durante a entrevista que o SAMU deve voltar à cidade assim que o Novo/velho hospital estiver funcionando. Segundo o prefeito o impedimento do serviço deve-se à burocratização frente ao estado para que o SAMU circule, por este motivo há viaturas estragando no pátio da prefeitura. Calixto afirma que no início do mandato o serviço foi cortado porque a cidade não comportava um hospital que pudesse atender a população, uma unidade de saúde que o serviço pudesse levar o paciente sem o risco de óbito por falta de atendimento de qualidade. Por este motivo todos os pacientes eram transportados para belo horizonte. Com o corte de verbas por parte do governo federal o serviço ficou ainda mais difícil pois a prefeitura de BH havia emitido comunicado informando que não atenderia mais pacientes da RMBH e do estado devido ao corte de recursos. Desta forma o SAMU ficou limitado a BH e o serviço tem sido feito por uma viatura que cobre toda a RMBH e pelo Corpo de Bombeiros, que atendem diversas cidades do estado. O prefeito afirmou que o serviço volta em 30 dias, assim que for concluído no novo hospital e a unidade estiver funcionando.


Escolas

O prefeito de Santa Luzia, Carlos Calixto falou das péssimas condições encontradas no início da sua gestão das escolas da cidade. "Encontramos apenas uma escola em condições de atender os alunos e todas as outras completamente destruídas". Depois de um programa emergencial, hoje conseguiram reformar quase todas as escolas da cidade. Calixto ainda afirmou que estão em construção mais três novas escolas na cidade. Os salários estão em dia, porém profissionais da educação reclamam da falta de valorização dos profissionais. 

O prefeito ainda afirmou que colocou a saúde e a educação da cidade no século 21, assim como havia prometido durante campanha. O prefeito disse ainda que irá criar a escola digital com internet de altíssima qualidade que operará por fibra ótica, cabeamento que já existe na cidade. As aulas digitais devem ser ministradas via vídeo e devem ser gravadas por uma equipe dentro de um estúdio próprio e se o aluno não entendeu a aula pode levar o conteúdo para casa e revisar. Segundo o prefeito a prefeitura está terminando o cabeamento de 270 km de fibra ótica na cidade de santa luzia e segundo ele mais moderna e melhor do que a utilizada em Belo horizonte. Calixto afirmou que o serviço deve interligar todas as escolas e prédios públicos e a previsão é de que esteja em operação dentro de 60 dias. 

A prefeitura deve abrir uma licitação e buscar uma empresa privada para exploração do serviço na cidade. esta empresa provavelmente deva utilizar o sistema criado pela prefeitura e nos moldes da mesma para distribuir o serviço em santa luzia. Entrei em contato com algumas das empresas que exploram o serviço e a maioria vê a iniciativa com desconfiança. Acreditam que com a concorrência da prefeitura o serviço deva ficar mais caro e que não seja viável para a empresa licitada vencedora oferecer o serviço por um preço justo que possa bater de frente com a concorrência via satélite (via modem) como hoje é operado na cidade. 


Facebook

Em entrevista o prefeito afirmou que seu perfil criado há poucos dias e é um perfil verdadeiro do prefeito, que tem por objetivo interagir com os cidadãos da cidade de santa luzia. Segundo Calixto ele não irá responder aos questionamentos, mas deve ler todos os comentários dos munícipes. O prefeito não irá utilizar de assessores para responder em seu nome, ele opera o perfil. "Eu não deixo ninguém falar em meu nome, seja notícia boa ou ruim". 

Obras e Funcionalismo

Avenida Pedro I tornou o bairro Londrina e baronesa uma via de acesso à MG 20, assim como o bairro Liberdade. Avenida Raul Teixeira, uma das mais antigas vias da cidade, recebeu recapeamento e uma avenida sanitária. calixto afirmou que fez o que os gestores esperam 50 anos para fazer, dar continuidade à avenida depois do rio das velhas. Segundo o prefeito, a obra do viaduto visa interligar bairros e proporcionar a continuação da via. Obra que já deveria ter sido feita há décadas. Outra obra foi a ligação da avenida brasília, cemitério e do Morro alto que vai sair na linha verde. Com a obra, o morador do Setor 7 no palmital vai cortar um grande caminho para ir até santa luzia. O prefeito afirma que mais de 100 km de via já foram pavimentadas e outras recapeadas só na sua gestão. 

13º Salário

Calixto garantiu o 13º do Funcionalismo da cidade, portanto os funcionários da prefeitura tem garantido o salário extra para finalmente aquecer o comércio local no fim do ano. Segundo o prefeito o recurso é possível graças a retirada de 1/12 de arrecadação para depósito em fundo específico. Calixto afirmou ainda que pagará as férias ADIANTADA dos professores, tudo em dezembro. O funcionalismo deve receber pagamento no Dia 1º de dezembro o de novembro, no dia 10 de dezembro será pago o 13º salário (integral) e no dia 20 de dezembro vão receber o pagamento do mês de dezembro (antecipado). 

POLÍTICA

O prefeito afirmou que não tem oposição na cidade. "Eu não tenho oposição, eu tenho inimigos de outros partidos. Isto é terrível! sabe, é as pessoas misturarem as coisas". Calixto reafirmou o que havia declarado em entrevista no início do mandato no Vitrine, "Eu separo bem as coisas: Amizade, negócio e política". Segundo o prefeito, ficam falando mau dele durante quatro anos ininterruptamente e não colaboram em nada com este debate para o crescimento da cidade. "quando perdi a eleição ninguém me viu falar mal deste ou daquele candidato, eu sumi, fui cuidar da minha Empresa". 

CULTURA

Teatro da cidade servirá como uma escola multi cultural, onde haverá aulas de dança, teatro, música e apresentações para a população destes alunos em eventos esporádicos. 

Segundo o prefeito o fim do carnaval na cidade se deu devido a queixa de moradores da região embalados por denúncias políticas com interesses escusos.  

Todas as informações foram extraídas de vídeos da Ketal Tv. A entrevista está dividida em vários vídeos que podem ser vistos em sua íntegra no canal da TV no youtube (aqui)

Fonte: Vitrine Santa Luzia
Leia Mais ››

Começou! Campanha Novembro Azul: cuidar da saúde também é coisa de homem.


Idealizada pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, o foco é para a conscientização e prevenção do câncer de próstata



Por Da Redação - Publicado em 19 de outubro de 2015

O Instituto Lado a Lado pela Vida realiza, pelo quarto ano consecutivo, o Novembro Azul em todo Brasil. A campanha, idealizada pela instituição, é referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência. No ano passado, a mobilização para conscientizar sobre o câncer de próstata realizou mais de 1400 ações em todo o País, com a distribuição de cinco milhões de folhetos informativos em 23 Estados e no Distrito Federal.
Em 2015, centenas de ações ocorrerão em várias cidades do Brasil. Estão previstos Circuitos da Saúde, palestras em empresas para conscientizar os funcionários sobre a importância da prevenção, ações em estradas, estádios de futebol e locais públicos de grande circulação, além da iluminação de vários monumentos públicos de azul. Uma sessão solene será realizada no Congresso Nacional em homenagem à iniciativa do Instituto Lado a Lado Pela Vida, para celebrar a data e fomentar discussões para que a política de atenção à saúde do homem seja definitivamente implantada.
“Neste ano criamos um novo portal, o www.novembroazul.com.br, com um leque maior de informações e uma nova identidade visual. Queremos que o homem preste mais atenção à sua saúde e por isso teremos eventos e ações diversas para criarmos um forte impacto nesse público”, explica a presidente do Instituto Lado a Lado, Marlene Oliveira.
O Comitê Científico da campanha também cresceu e conta com especialistas em áreas diversas além da oncologia e urologia, como fisioterapeutas, nutricionistas e sexólogos para atender todas as dúvidas.
Haverá, ainda, uma série de vídeos educativos do Dr Dráuzio Varella, abordando o tema de forma clara e direta.
Sobre o Câncer de Próstata
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
- Estatísticas
O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).
A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.
- Diagnóstico
A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.
- Fatores de Risco
A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.
- Prevenção
Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.

http://www.novembroazul.com.br/noticias/novembro-azul/novembro-azul-cuidar-da-saude-tambem-e-coisa-de-homem-aceita-o-desafio/
Leia Mais ››

Incêndio destrói delegacia de polícia em Santa Luzia




Nessa madrugada, a 2ª Delegacia Distrital de Santa Luzia, que fica no bairro Morada do Rio, foi incendiada e todo acervo cartorário, provas de crimes e objetos apreendidos foram perdidos !


Incêndio consome delegacia

A 2ª Delegacia de Polícia Civil de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi incendiada na madrugada desta segunda-feira (2). As primeiras informações da Polícia Militar (PM), acionada por um vigia, dão conta de que o fogo começou por volta das 5h. Até as 8h, equipes do Corpo de Bombeiros ainda trabalhavam no rescaldo.

Segundo investigadores, foram queimados drogas e armas apreendidas, além de arquivos da Polícia Civil. A delegacia funciona dentro do ginásio poliesportivo do bairro Morada do Rio. Policiais e bombeiros aguardam o trabalho da perícia para identificar as causas do incêndio – há a suspeita de que tenha sido criminoso – e os danos provocados pelas chamas.







Em nota, a Polícia Civil informou que o delegado regional Christian Nunes de Andrade garantiu que nenhuma arma foi levada e que ele já está em contato com autoridades locais, "a fim de conseguir outro imóvel para funcionamento provisório da delegacia, a partir de amanhã (3)". O imóvel destruído pelo incêndio havia sido cedido pela prefeitura de Santa Luzia.

Leia Mais ››

Moradores de Santa Luzia estão a espera a mais de 35 anos por urbanização e saneamento básico em bairro Industrial Americano

Reportagem - Industrial Americano

Moradores de Santa Luzia estão a espera a mais de 35 anos por urbanização e saneamento básico em bairro Industrial Americano em mais de 4 ou 5 ruas não tem nem mesmo água ou luz. O Tiago Kerum chamou nossa reportagem e fomos la conferir.


Repórter Natanael Jonathas e Tiago Kerum 

Uma rua asfaltada com dignidade com educação para suas crianças com educação para sua família um direito de todos ! Mas isto não esta acontecendo no bairro Industrial Americano em Santa Luzia não.

Repórter Natanael Jonathas e Antônio

Você que paga seus impostos, IPTU, IPVA, CONTA DE LUZ, CONTA DE ÁGUA, FGTS, TRIBUTOS, etc o que você espera para seu bairro ou para sua rua ? Suas crianças família educação e saúde será que isto realmente e feito pelas prefeituras ?

Repórter Natanael Jonathas e Roberto

Nos fomos no Industrial Americano nas ruas Coronel Silveira e Venezuela em Santa Luzia conferir. Foi verdadeiramente uma cena triste a que encontramos no local sem água, luz, asfalto, saneamento e o próprio esgoto corre a céu aberto tanto esgoto de cozinha como esgoto de banheiro.






Repórter Natanael Jonathas, Tiago Kerum e Produtor Wallace 






Ao chegarmos no local nem o nosso carro de reportagem conseguiu chegar ao local e tivemos que parar acima por causa da situação critica que os amigos e vizinhos de Tiago Kerum sofrem na região.

IPTU

Segundo moradores e o próprio Tiago já tentaram por diversas vezes contato com a prefeitura da cidade e ate o momento nada e além disso o descaso e tão grande que eles são obrigados a pagar contas pelo o que eles próprios não utilizam. É a nossa equipe teve a honra de ser a primeira a chegar no local.
Imagens: Wallace Oliveira Cruz ( Jornal Mineirinho )





Na época de chuvas segundo moradores e impossível sair de casa com tanta lama e barro e o pior tudo isso entra para dentro de casa ! 




Nossa equipe foi muito bem recebida por moradores e vizinhos e e isso que vocês vão conferir agora:




                             




Créditos:

Aplicativo de divulgação: Ketal Santa Luzia 
Produtora: Elaine Gaspar
Repórter e Edição: Natanael Jonathas 
Morador que chamou a equipe: Tiago Kerum


Jornal Mineirinho
Leia Mais ››