sexta-feira, 3 de julho de 2015

SC Johnson





A SC Johnson foi fundada em 1886 em Racine (Wisconsin, EUA) e ainda mantém o seu caráter familiar, sendo gerenciada pela família Johnson, em sua quinta geração.
Presente em mais de 110 países, a SC Johnson emprega aproximadamente 13.000 pessoas em todo o mundo. Com o compromisso de promover o bem-estar de seus funcionários, proteger o meio ambiente e contribuir para a comunidade onde atua, a SC Johnson é conhecida pela qualidade de seus produtos, inovação constante e excelência no trabalho.
Somos responsáveis por marcas de grande sucesso no Brasil e no mundo. No Brasil, nossas principais marcas são: Raid e Baygon (Inseticidas), OFF! (Repelentes), Glade (Purificadores de Ar), Mr Músculo (Limpadores), Grand Prix e Carnu (Automotiva), Pato e Glade Sany (Banheiros), Bravo e Optimum (Pisos), Johnson Bravo e Brilhol (Lustra-Móveis), Ziploc (Armazenagem Doméstica) e Roma Coco (Lavanderia).

A SC JOHNSON mantém-se na vanguarda de seu segmento, inovando através do lançamento de produtos inéditos, fabricados com alta tecnologia. Desse modo, atende suas metas de produtividade e lucratividade, alcançando o principal objetivo de tornar a vida de seus clientes mais fácil, mais limpa e mais saudável. Esse espírito empreendedor faz da empresa líder de mercado nos diversos segmentos de higiene e limpeza em que atua. 


NOSSA HISTÓRIA
1886 -  Samuel Curtis Johnson consegue lucros de US$268 no primeiro ano em sua recém-adquirida empresa de revestimentos de pisos.

1900 - A empresa começa a oferecer férias remuneradas.

1914 - A expansão no Exterior começa com a British Johnson.

1917 - Introdução da Participação nos Lucros e seguro de vida em grupo para todos os funcionários.

1934 - Estreia do plano de aposentadoria durante as agruras da Grande Depressão.

1935 - H.F. Johnson Jr. lidera a Expedição Carnaúba de 15.000 milhas para o Brasil na busca de uma fonte sustentável de cera para nossos produtos.

1940 - A Grande Depressão termina sem redução de pessoal na SC Johnson.

1955 - É lançado o aerossol à base de água, reduzindo o impacto ambiental e melhorando segurança e desempenho.

1956 - Lançamento das marcas Raid®, Glade®, OFF!® e Pledge®.

1963 - H.F. Johnson Jr. funda a Escola Johnson, em Fortaleza. Posteriormente doada ao Estado do Ceará, a Escola conta com suporte permanente da Cia. A Escola hoje atende a cerca de 1.900 alunos (ensino fundamental, médio e especial).

1968 - A Cia inaugura o maior centro de pesquisa entomológico privado para combate aos insetos e às doenças a eles associadas.

1975 - Sam Johnson abandona voluntariamente e unilateralmente os CFCs dos aerossóis, 3 anos antes do mandato dos Estados Unidos.

1976 - A SCJ formaliza os seus valores no documento intitulado “No que Acreditamos”, alinhando a todos quanto aos princípios que nos guiam.

1998 - A SC Johnson acrescenta quatro novas marcas — Ziploc®, fantastik®, Scrubbing Bubbles® e Saran™.

2001 - Nossos cientistas criam o processo Greenlist™ para escolher as melhores matérias-primas para as pessoas e para o planeta.

2005 -   Nomeada uma das 10 Melhores Empresas para se Trabalhar (Top 10 Best Company to Work For) pelo Great Place to Work® Institute e uma empresa do “Hall da Fama” para Mães que Trabalham (Working Mother “Hall of Fame”) pelo contínuo reconhecimento como sendo uma empresa importante para mães que trabalham.

2009 - A SC Johnson anuncia um amplo programa de informação que irá divulgar aos consumidores os ingredientes dos nossos produtos.

2010 - Certificação ISO 9001.

2011 - Lançamento da Estratégia 2016 com transparência maior do que nunca.

2012 - A SC Johnson é incluída na lista “Great Place to Work” Rio de Janeiro, que elege as melhores empresas para trabalhar.

Tudo começou em 1876 na pequena cidade de Kenosha, localizada no estado de Wisconsin, onde Samuel Curtis Johnson mantinha um pequeno negócio de molduras, papéis de parede e cortinas. Anos depois, ele fechou seu empório de decoração, mudou com a família para a cidade de Racine, também em Wisconsin, e começou a trabalhar como representante de vendas de assoalhos de tacos em desenhos geométricos, muito populares na época, na empresa Racine Hardware Company. Rapidamente, os negócios prosperaram e associando-se ao filho, H.F. Johnson Sr., em 1886 ele comprou a divisão de assoalhos da empresa, que passou a se chamar SC Johnson & Son. Em seu primeiro ano de operação a empresa conseguiu lucros de US$ 268. Incentivado pelos constantes pedidos de seus clientes, ele desenvolveu uma cera especial, feita de carnaúba, de consistência mais dura que a cera de abelhas, até então utilizadas para o polimento de madeiras. Assim, em 1888 nascia a JOHNSON’S PREPARED WAX, o primeiro produto que marcou o início da história de sucesso empresa. Foi também nesta época que a empresa iniciou suas campanhas publicitárias e anúncios. Em pouco tempo, o faturamento obtido com a venda de ceras superou a venda de pisos.


Muito antes das doações generosas se tornarem recorrentes entre os milionários, a SC JOHNSON já doava 5% de seus lucros para entidades beneficentes. Definitivamente era uma empresa diferente. Já em 1892, a empresa ampliava seu portfólio com o lançamento de novos produtos como tinturas e ceras polidoras automotivas. No ano de 1900, em mais uma atitude inusitada para a época, a empresa começou a oferecer férias remuneradas. Em 1914 inaugurou sua primeira subsidiária internacional na Inglaterra, iniciando assim um plano de expansão internacional. Pouco depois, em 1917, a empresa introduziu a Participação nos Lucros e seguro de vida em grupo para todos os funcionários. Nesse mesmo ano inaugurou a subsidiária australiana e interrompeu definitivamente a produção de assoalhos. A subsidiária canadense foi inaugurada em 1920. Logo na segunda geração da família no comando da empresa, com Herbert F. Johnson (filho do fundador) como presidente, a empresa se tornou a líder mundial na produção de polidores feitos de cera para assoalhos e móveis. No ano de 1932 a empresa passou oficialmente a se chamar S.C. Johnson & Sons Inc.


Sua presença no Brasil data de 1935, quando o neto do fundador da empresa, H.F. Johnson Jr., empreendeu uma viagem ao nordeste do país (conhecida como Expedição Carnaúba) em busca de reservas permanentes da palmeira de carnaúba - matéria-prima essencial para produção de ceras. Esta viagem, realizada em um bimotor anfíbio, faz parte do folclore mundial da empresa e é contada até hoje em cada admissão feita no Brasil, na qual o novo funcionário recebe um livro sobre a expedição. A ligação da família Johnson com o país, especialmente com a região nordeste, ficou muito forte desde a viagem. Foi no Ceará, que H.F. Johnson Jr. construiu, entre outras coisas, sua casa de praia. Em 1937, a SC JOHNSON instalou uma fábrica de processamento de carnaúba em Fortaleza (CE), devido ao clima e solo propícios ao cultivo dessa matéria-prima. Pouco depois, em 1938, a empresa estabeleceu uma plantação na região de Raposa para servir como centro de pesquisa do cultivo, extração e refino da carnaúba e outras palmeiras ceríferas.


O espírito nada convencional da empresa apareceu logo na escolha do arquiteto que desenhou sua sede corporativa em 1939: simplesmente Frank Lloyd Wright. O edifício, popularmente conhecido como Johnson Wax Building, é um show de arquitetura, com amplos espaços livres e colunas que pareciam segurar uma cobertura de flores. A inovação sempre fez parte da história da SC JOHNSON. Isto pode ser comprovado em 1955 quando lançou o aerossol à base de água, reduzindo o impacto ambiental e melhorando a segurança e o desempenho. Além disso, a empresa cresceu e se diversificou nos anos seguintes com o lançamento de produtos inovadores como RAID (1956), um revolucionário inseticida que poderia ser utilizado com segurança na casa e no jardim sem matar as plantas; GLADE (1956), um purificador de ar inicialmente comercializado que combatia odores indesejáveis deixando nos ambientes uma agradável fragrância; OFF! (1957), um eficiente repelente pessoal; e PLEDGE (1958), um poderoso lustra móveis, que seria o primeiro do mercado comercializado na forma de spray. Na década seguinte a empresa iniciou operações no Chile, Costa Rica, Gana, Grécia, Hong Kong, Itália, Quênia, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Cingapura, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça e Tailândia, incrementando consideravelmente sua presença internacional. Em 1968, a empresa inaugurou o maior centro de pesquisa entomológico privado para combate aos insetos e às doenças a eles associadas.


Em 1970 a empresa ingressou no segmento de cuidados pessoais com o lançamento da espuma de barbear EDGE (que foi vendida para a Energizer em 2009). Já em 1975, mostrando sua preocupação com o meio ambiente, a empresa havia eliminado de suas latas de aerosol a nociva substância CFC, três anos antes da lei americana entrar em vigor. A partir da década de 1990 a SC JOHNSON diversificou sua linha de produtos através de aquisições, como por exemplo, em 1992 quando comprou da Bristol-Myers a subsidiária Drackett, proprietária das marcas Windex (limpadores de vidros, introduzido no mercado em 1933), Mr. Muscle (marca de limpadores domésticos desenvolvida em 1986) e Drāno (limpador doméstico e removedor de gorduras, lançado em 1923); e, em 1998, quando adquiriu a divisão DowBrands da Dow Chemical, que incluía as marcas ZIPLOC (sacos plásticos para armazenamento doméstico, introduzido no mercado pela primeira vez em 1968) e Scrubbing Bubbles (produtos para limpeza, especialmente para banheiro, criados em 1968).


Em 2001, os cientistas criam o processo Greenlist™ para escolher as melhores matérias-primas para as pessoas e para o planeta. A categoria de inseticidas representa importante parcela no volume dos negócios da SC JOHNSON e foi neste segmento que houve um investimento mundial pesado realizado pela empresa em 2003 com a aquisição global das marcas de inseticidas da alemã Bayer – Baygon, introduzido em 1975, e o popular repelente Autan. Recentemente a empresa se dividiu em duas unidades de negócios globais, uma dedicada à linha de consumo doméstico e a outra aos produtos chamados profissionais (vendas empresariais).


Os produtos 
A SC JOHNSON é uma das mais conhecidas e respeitadas empresas fabricantes de produtos de higiene e limpeza do mundo. A empresa iniciou suas atividades no segmento de ceras, expandindo para outras categorias como higiene e limpeza, cuidados pessoais, inseticidas e mais recentemente, armazenagem doméstica, sempre se destacando pela inovação. Um exemplo recente, ocorrido em 2008, foi o lançamento de Glade Sense & Spray, primeiro aromatizador de ar automático com sensor de movimento, que libera um spray a cada 30 minutos, sempre houver movimentação no ambiente. Dentre suas principais marcas estão: 
● Autan (repelente) 
● Baygon (inseticida) 
● Bravo (polidor de pisos e móveis) 
● Brilhol (lustra-móveis) 
● Carnu (ceras automotivas) 
● Drāno (limpador multiuso doméstico) 
● Fantastik (limpador doméstico) 
● Glade (purificadores de ar e velas aromáticas) 
● Grand Prix (ceras automotivas) 
● Mr. Muscle (limpador doméstico multiuso de superfície) 
● Nature’s Source (limpadores domésticos naturais) 
● Kiwi (limpadores de calçados) 
● OFF! (repelente) 
● Optimum (polidor de pisos) 
● Oust (purificador de ar e desinfetante de superfície) 
● Pato Purific/Duck (limpador de banheiros) 
 Pledge (polidor e limpador doméstico) 
● Raid (inseticida) 
● Scrubbing Bubbles (limpador doméstico) 
● Shout (limpador doméstico) 
● Ziploc (sacos plásticos para embalagens domésticas) 
● Windex (limpador de vidros)


No Brasil suas principais marcas são: Raid e Baygon (inseticidas), OFF! (repelentes), Glade (purificadores de ar), Grand Prix (ceras automotivas), Mr. Muscle (limpadores domésticos), Pato Purific (produtos para a limpeza de banheiros), Optimum (polidores de pisos), Bravo (lustra-móveis), Ziploc (armazenagem doméstica) e Roma Coco (Lavanderia).


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos, mas sempre manteve como ponto central sua estrutura original. Mais recentemente o logotipo foi atualizado, ganhou também a cor azul (ao lado da tradicional preta) e o slogan “A Family Company” adotou uma nova tipografia de letra.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1886 
● Fundador: Samuel Curtis Johnson, Sr. 
● Sede mundial: Racine, Wisconsin, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: SC Johnson & Son, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman & CEO: Herbert Fisk Johnson III 
● Faturamento: US$ 9.6 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 110 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 13.000 
● Segmento: Higiene e limpeza 
● Principais produtos: Ceras, inseticidas, limpadores e purificadores de ar 
● Concorrentes diretos: Procter & GambleReckitt BenckiserClorox CompanyUnilever, Colgate-Palmolive e Bombril (Brasil) 
● Ícones: As ceras 
● Slogan: A Family Company. 
● Website: www.scjohnson.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a empresa tem seus produtos vendidos em mais de 110 países, empregando aproximadamente 13.000 pessoas, incluindo modernas fábricas na Argentina, Canadá, China, Holanda, México, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil, entre outros países. As vendas da empresa superam US$ 9.5 bilhões em 2014. Suas marcas mais importantes são Raid, Glade, Ziploc, OFF! e Pledge. 

Você sabia? 
 A SC Johnson é considerada uma das mais conscientes empresas americanas e aparece regularmente na lista das 100 melhores empresas para se trabalhar elaborada todos os anos pela tradicional revista Fortune. 
 A empresa atingiu o status de “aterro zero” em sua fábrica na cidade de Manaus. Nenhum resíduo produzido naquela unidade industrial segue para o aterro sanitário da capital amazonense. A SC JOHNSON implantou uma série de iniciativas focadas em reciclagem, educação ambiental e redução de embalagens. Manaus é a oitava fábrica do grupo a alcançar o status de aterro zero. As outras estão localizadas no Paquistão, na Holanda, na Polônia, no Canadá, nos Estados Unidos e na China (duas unidades). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, BusinessWeek, Exame, Isto é Dinheiro e EmbalagemMarca), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

http://www.scjohnson.com.br/quem-somos/perfil.aspx

Última atualização em 3/7/2015

Mundo das Marcas 

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