Páginas

sexta-feira, 3 de julho de 2015

O Pontofrio




A CARIOCA QUE CONQUISTOU O PAÍS

A história da rede Pontofrio foi escrita pelas mãos do imigrante romeno Alfredo João Monteverde. A varejista nasceu no Rio de Janeiro, ainda capital do país, em 1946. Alfredo iniciou seus negócios na área de atacado, importando pneus e outros artefatos. A venda de eletrodomésticos teve início com a importação de mil geladeiras, dos Estados Unidos, da marca ‘Cold Spot’.
Em 1952, Monteverde abriu sua primeira loja no centro do Rio de Janeiro, na Rua Uruguaiana, nº 134. Rapidamente se tornou uma das principais lojas de varejo da região e já vendia geladeiras e máquinas de costura importadas, até fogões nacionais. O Pontofrio foi a primeira rede de eletrodomésticos a investir maciçamente em marketing e a veicular propagandas na televisão, iniciando suas campanhas ainda na década de 50.
A marca rompeu as fronteiras do Rio de Janeiro quando inaugurou sua primeira loja em Brasília, na década de 70, dando início ao seu processo de expansão. Em seguida vieram os estados de Goiás e Minas Gerais. Em 1992, com a aquisição das “Casas Buri”, a rede fincou sua bandeira no Estado de São Paulo e na região Sul. Outras aquisições vieram em seguida: 1997 – J.H.Santos; 1999- rede “Kit Eletro”, de Minas Gerais. Já em julho de 2000, por meio de um leilão, a rede comprou 81 lojas da rede de varejo Disapel, consolidando sua presença no Sul do País. Foi neste ano, ainda, que o Pontofrio inovou no varejo de eletroeletrônico inaugurando a primeira “Mega Store” na cidade de São Paulo.
Uma das primeiras redes de varejo do país a adotar o sistema de venda à distância, em 1996, o Pontofrio lançou seu site na internet, inicialmente para consultas sobre os produtos comercializados e informações corporativas.
O processo de abertura de capital na Bolsa de Valores aconteceu em 1996, com a emissão de 4,1 milhões de ações preferenciais.
Em 2010, proveniente da associação do Grupo Pão de Açúcar com a Casas Bahia, e como extensão das atividades de integração do Pontofrio com a Casas Bahia, a conta publicitária da varejista também passou a ser comandada pela agência Young & Rubicam.
Ao lado das diretorias Comercial e de Marketing, a Y&R conduziu, também, projetos de reposicionamento da marca Pontofrio no mercado. Uma das primeiras ações neste sentido foi a inauguração, no final de 2010, das duas primeiras lojas “conceito”, especialmente projetadas para o público de Shopping Centers.
Em 2012, a Globex Utilidades S/A passa a se chamar Via Varejo, empresa que passa a administrar também as unidades de Casas Bahia. É também neste período que a marca começa a ser reposicionada no mercado brasileiro. Depois de alguns estudos e pesquisas, a área de Marketing, apresenta uma nova comunicação que destaca a tecnologia aplicada à vida das pessoas, fechando um ciclo de mudanças iniciado com reformas de loja, novo mix de produtos, definição de público alvo, logotipo e slogan.

O Pontofrio contabiliza hoje mais de 370 filiais e cerca de 10 mil colaboradores.

 

http://institucional.pontofrio.com.br/empresa/nossa-historia


Atualizado dia 03/07/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário