
Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Uma barragem de rejeitos da mineradora Samarco em Bento Rodrigues, distrito de Mariana, na Região Central de Minas, rompeu por volta das 16h desta quinta-feira. Nenhuma autoridade confirmou, até o momento, informações sobre feridos, desaparecidos ou possíveis mortos.
Segundo o Sindicato Metabase local, dos feridos que foram encaminhados para o Hospital Monsenhor Horta, um morreu. Ele seria um fiscal e, ao ver a tragédia, teria tido um ataque cardíaco. Moradores da região e líderes sindicais informaram que de 10 a 18 pessoas estão desaparecidas e o número de feridos pode passar de 30. Três viaturas do Corpo de Bombeiros, com helicóptero e cães, estão no local.
De acordo com a Samarco, teriam cerca de 30 pessoas desaparecidas nesse momento. Está sendo feita uma chamada de funcionários para confirmar o número exato de trabalhadores que estavam no local no momento da tragédia.
Registrou foto ou vídeo do rompimento da barragem? Envie para o WhatsApp da Itatiaia: 9996-7074
Imagens de helicópteros mostram um cenário de tragédia em Bento Rodrigues. Casas tomadas pelos rejeitos e carros que foram arrastados chegaram a ficar presos em telhados. Segundo moradores, o alagamento prejudicou a estrutura de vários imóveis.
A Samarco não descarta a possibilidade de colocar em prática um plano de evacuação do distrito. A informação foi confirmada pelo secretário de Governo de Ouro Preto – cidade próxima –, Flávio Márcio Alves de Andrade. “A prefeitura de Ouro Preto já mandou para lá todas as ambulâncias, a equipe de Defesa Civil e a gente colocou o sistema de saúde à disposição”, disse.
Local da tragédia:
O distrito de Bento Rodrigues fica a cerca de 130 km de Belo Horizonte

À direita, a barragem "Fundão", que rompeu e alagou o distrito de Bento Rodrigues

A secretária da Prefeitura de Mariana, Mariângela Pereira, declarou que não há informações precisas sobre o que aconteceu e nem sobre a dimensão do acidente. Segundo ela, foram solicitados ônibus para atender as vítimas e a Defesa Civil do Estado já foi comunicada sobre o ocorrido e segue para o local. “A prefeitura está aguardando as informações e agindo para saber as necessidades e acolher as pessoas”, afirmou.
O Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) já está a caminho do local para vistoriar a área do acidente. Para o coordenador da Promotoria do Meio Ambiente, Carlos Eduardo Ferreira Brito, a prioridade é conter o avanço da lama na tentativa de reduzir os danos. “O importante é tomar as medidas o mais rápido possível, de forma que a gente tenha uma minimização desse impacto.”
Em Mariana, uma grande estrutura foi montada na arena esportiva para receber feridos e pessoas que tenham sido atingidas pelo rompimento. De acordo com a prefeitura, moradores de Bento Rodrigues foram para a cidade de Santa Rita Durão em busca de abrigo.
Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Samarco afirmou que “as autoridades foram devidamente informadas” sobre o rompimento da barragem “e as equipes responsáveis já estão no local prestando assistência”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário