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sexta-feira, 10 de julho de 2015

O PontoFrio

O PONTO FRIO está presente na vida de milhões de brasileiros comercializando eletrodomésticos, eletrônicos e móveis das melhores marcas e serviços associados, satisfazendo plenamente as necessidades e sonhos de consumo, superando expectativas e assegurando um alto índice de fidelidade com excelência no atendimento.

        
A história

A história começou no dia 12 de junho de 1946, na cidade do Rio de Janeiro, quando o jovem imigrante romeno Alfredo João Monteverde fundou a empresa Globex, apostando na importação e venda de produtos como máquinas de costura e refrigeradores. Surpreendendo o mercado, o jovem empresário deu aos brasileiros a oportunidade de terem acesso ao conforto, segurança e tecnologia, que outros países do mundo já há muito tempo desfrutavam.
Os produtos importados, especialmente os eletrodomésticos, despertaram o interesse dos consumidores de tal maneira, que acabaram determinando a necessidade de abertura de uma loja, em 1950, para exposição das novidades e para a satisfação de suas necessidades de consumo. Dentre os produtos importados, o refrigerador americano “ColdSpot” alcançou tanto sucesso nas vendas e aceitação dos consumidores, que a empresa passou a ser conhecida como PONTO FRIO, nome fantasia criado a partir da tradução do nome ColdSpot.

A escolha do pinguim como mascote da marca ocorreu na chegada de um desses visitantes ao sul da Praça Mauá, no Rio de Janeiro. O pinguim foi adotado por Alfredo Monteverde e por Maria Consuelo, sua primeira funcionária. A partir de então, a rede iniciou um forte processo de expansão para a capital, Brasília, e os estados de Goiás e Minas Gerais. Somente a partir de 1992 a rede ingressou fortemente no estado de São Paulo e na região sul do país. Na busca de novos canais de venda, a empresa criou um canal de vendas por telefone – Televendas – e lançou seu site (PontoFrio.com) na Internet em 1996, inicialmente somente para consultas sobre os produtos comercializados e informações corporativas, que se tornou um forte canal de vendas online a partir de 1997.


No ano seguinte, diversificou o mix de produtos oferecidos em suas lojas, apostando em equipamentos de informática e telefonia celular, ampliando seu mercado de atuação. Dessa forma, a empresa diminuiu sua dependência em relação aos chamados produtos da linha branca. Em 2000, arrematou em um leilão público os 81 pontos de venda da rede Disapel. Com essa aquisição, o PONTO FRIO reforçou sua presença na região sul do país e passou a liderar o ranking do setor em números de lojas. Inovou também o varejo eletroeletrônico inaugurando sua primeira Megastore na Marginal Tietê na cidade de São Paulo. Em 2003, além de inaugurar sua segunda Megastore, no Barra Shopping no Rio de Janeiro, resgatou o antigo slogan “Ponto Frio Bonzão”, que estava em desuso há oito anos, relançando-o no mercado como “Bonzão da Prestação”. Para inaugurar a nova fase, que tinha como objetivo fazer com que a empresa retomasse a liderança no setor, o PONTO FRIO reformulou, em apenas uma noite, a fachada de todas as suas lojas, laranja e o preto deram lugar a cores quentes, como o vermelho e o amarelo, e espalhou 700 outdoors pelo país. O símbolo da rede – o pinguim - também foi resgatado e aparecia ao lado da garota-propaganda Viviane Romanelli nas campanhas publicitárias da marca.

        
Em maio de 2006, o Cartão de Crédito Ponto Frio Unicard passou a ser oferecido em todas as lojas da rede como um instrumento estratégico para aumentar a fidelização e estreitar o relacionamento com os clientes da empresa. Nesta época a empresa lançou no mercado um novo serviço: Ponto Frio Fotos, um serviço em que usuários podiam revelar fotos digitais com toda comodidade, via web, além de dispor de vários formatos e facilidades. Em 2007, a rede decidiu expandir sua atuação para a região Nordeste, sob um novo formato de loja, o Ponto Frio Digital (loja diferenciada com foco em produtos de tecnologia, como cine-foto, áudio, vídeo, informática e celulares). Em agosto do ano seguinte, a operação virtual passou por um processo de cisão, sendo criado o PontoFrio.com Comércio Eletrônico S.A., uma empresa varejista online com gestão e operação independentes do PONTO FRIO e quase a totalidade do seu capital social controlado pela Globex Utilidades S.A. No início do mês de junho de 2009, o Grupo Pão de Açúcar anunciou a compra da rede PONTO FRIO por R$ 824.5 milhões. Poucos meses depois, aconteceu a fusão da Casas Bahia com o PONTO FRIO, que passaram a serem controlados pelo Grupo Pão de Açúcar. Nos anos seguintes a rede PONTO FRIO passou por uma reestrutura, fechou lojas deficitárias, teve sua imagem corporativa e das lojas repaginadas, e foi reposicionada no mercado para atrair clientes de alta renda.
        
Atualmente a estratégia de diferenciação em relação à concorrência não se resume somente ao melhor preço, mas está fundamentada na seleção de conceitos que atendam de forma ampla às necessidades e à satisfação dos clientes. O PONTO FRIO deseja prestar sempre o melhor serviço, oferecer os melhores produtos e os últimos lançamentos, os melhores preços e as melhores condições de pagamento, além de, em especial, o melhor atendimento. Um exemplo disso é o atendimento ao cliente, batizado de SAC Bonzão.


A evolução visual

Em 2003 o PONTO FRIO reformulou totalmente seu logotipo que passou a adotar cores mais vivas como o vermelho, em substituição ao tradicional laranja. Em 2011 ocorreu uma nova mudança: o pinguim foi posicionado do lado direito, com o nome da marca escrito em letras minúsculas em vermelho. A fonte da letra foi arredondada, evidenciando ainda mais o nome da marca.



O valor

Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca SKOL está avaliada em R$ 232 milhões, ocupando a posição de número 24 no ranking das marcas mais valiosas do Brasil.
        
A marca no Brasil

O PONTO FRIO, segunda maior rede varejista do Brasil em seu segmento, em termos de receita líquida, está presente em 10 estados brasileiros e no Distrito Federal com 401 lojas (mais de 300.000 m2 de área de venda), dentre as quais está a maior loja de eletrodomésticos da América Latina, localizada em São Paulo. Além disso, possui a operação de vendas para pequenos e médios varejistas e o canal de vendas corporativas, pelo qual comercializa seus produtos diretamente à empresas. Em paralelo à venda de produtos, a empresa oferece aos seus clientes outros serviços, que funcionam como instrumentos de fidelização, tais como garantias especiais de compra, seguros, recarga de celulares e serviços de correspondente bancário.

Você sabia?

A empresa foi pioneira na adoção do sistema de crediário em grande escala no país, assim como na utilização de novos canais de venda, como Televendas e a Internet.
Até antes de sua venda para o Grupo Pão de Açúcar, Lily Safra, viúva do bilionário banqueiro Edmond Safra, era acionista majoritária da rede.

Por Blog Mundo das Marcas - www.mundodasmarcas.blogspot.com.br
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Veja), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

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