O PONTO FRIO está
presente na vida de milhões de brasileiros comercializando eletrodomésticos,
eletrônicos e móveis das melhores marcas e serviços associados, satisfazendo
plenamente as necessidades e sonhos de consumo, superando expectativas e
assegurando um alto índice de fidelidade com excelência no atendimento.

A história
A história começou
no dia 12 de junho de 1946, na cidade do Rio de Janeiro, quando o jovem
imigrante romeno Alfredo João Monteverde fundou a empresa Globex, apostando na
importação e venda de produtos como máquinas de costura e refrigeradores.
Surpreendendo o mercado, o jovem empresário deu aos brasileiros a oportunidade
de terem acesso ao conforto, segurança e tecnologia, que outros países do mundo
já há muito tempo desfrutavam.
Os produtos
importados, especialmente os eletrodomésticos, despertaram o interesse dos
consumidores de tal maneira, que acabaram determinando a necessidade de
abertura de uma loja, em 1950, para exposição das novidades e para a satisfação
de suas necessidades de consumo. Dentre os produtos importados, o refrigerador
americano “ColdSpot” alcançou tanto sucesso nas vendas e aceitação dos
consumidores, que a empresa passou a ser conhecida como PONTO FRIO, nome
fantasia criado a partir da tradução do nome ColdSpot.
A escolha do
pinguim como mascote da marca ocorreu na chegada de um desses visitantes ao sul
da Praça Mauá, no Rio de Janeiro. O pinguim foi adotado por Alfredo Monteverde
e por Maria Consuelo, sua primeira funcionária. A partir de então, a rede
iniciou um forte processo de expansão para a capital, Brasília, e os estados de
Goiás e Minas Gerais. Somente a partir de 1992 a rede ingressou fortemente no
estado de São Paulo e na região sul do país. Na busca de novos canais de venda,
a empresa criou um canal de vendas por telefone – Televendas – e lançou seu
site (PontoFrio.com) na Internet em 1996, inicialmente somente para consultas
sobre os produtos comercializados e informações corporativas, que se tornou um
forte canal de vendas online a partir de 1997.
No ano seguinte,
diversificou o mix de produtos oferecidos em suas lojas, apostando em
equipamentos de informática e telefonia celular, ampliando seu mercado de
atuação. Dessa forma, a empresa diminuiu sua dependência em relação aos
chamados produtos da linha branca. Em 2000, arrematou em um leilão público os
81 pontos de venda da rede Disapel. Com essa aquisição, o PONTO FRIO reforçou
sua presença na região sul do país e passou a liderar o ranking do setor em
números de lojas. Inovou também o varejo eletroeletrônico inaugurando sua
primeira Megastore na Marginal Tietê na cidade de São Paulo. Em 2003, além de
inaugurar sua segunda Megastore, no Barra Shopping no Rio de Janeiro, resgatou
o antigo slogan “Ponto Frio Bonzão”, que estava em desuso há oito anos,
relançando-o no mercado como “Bonzão da Prestação”. Para inaugurar a nova fase,
que tinha como objetivo fazer com que a empresa retomasse a liderança no setor,
o PONTO FRIO reformulou, em apenas uma noite, a fachada de todas as suas lojas,
laranja e o preto deram lugar a cores quentes, como o vermelho e o amarelo, e
espalhou 700 outdoors pelo país. O símbolo da rede – o pinguim - também foi
resgatado e aparecia ao lado da garota-propaganda Viviane Romanelli nas campanhas
publicitárias da marca.

Em maio de 2006, o
Cartão de Crédito Ponto Frio Unicard passou a ser oferecido em todas as lojas
da rede como um instrumento estratégico para aumentar a fidelização e estreitar
o relacionamento com os clientes da empresa. Nesta época a empresa lançou no
mercado um novo serviço: Ponto Frio Fotos, um serviço em que usuários podiam
revelar fotos digitais com toda comodidade, via web, além de dispor de vários
formatos e facilidades. Em 2007, a rede decidiu expandir sua atuação para a
região Nordeste, sob um novo formato de loja, o Ponto Frio Digital (loja
diferenciada com foco em produtos de tecnologia, como cine-foto, áudio, vídeo,
informática e celulares). Em agosto do ano seguinte, a operação virtual passou
por um processo de cisão, sendo criado o PontoFrio.com Comércio Eletrônico
S.A., uma empresa varejista online com gestão e operação independentes do PONTO
FRIO e quase a totalidade do seu capital social controlado pela Globex
Utilidades S.A. No início do mês de junho de 2009, o Grupo Pão de Açúcar
anunciou a compra da rede PONTO FRIO por R$ 824.5 milhões. Poucos meses depois,
aconteceu a fusão da Casas Bahia com o PONTO FRIO, que passaram a serem
controlados pelo Grupo Pão de Açúcar. Nos anos seguintes a rede PONTO FRIO
passou por uma reestrutura, fechou lojas deficitárias, teve sua imagem
corporativa e das lojas repaginadas, e foi reposicionada no mercado para atrair
clientes de alta renda.
Atualmente a
estratégia de diferenciação em relação à concorrência não se resume somente ao
melhor preço, mas está fundamentada na seleção de conceitos que atendam de
forma ampla às necessidades e à satisfação dos clientes. O PONTO FRIO deseja
prestar sempre o melhor serviço, oferecer os melhores produtos e os últimos
lançamentos, os melhores preços e as melhores condições de pagamento, além de,
em especial, o melhor atendimento. Um exemplo disso é o atendimento ao cliente,
batizado de SAC Bonzão.

A evolução visual
Em 2003 o PONTO
FRIO reformulou totalmente seu logotipo que passou a adotar cores mais vivas
como o vermelho, em substituição ao tradicional laranja. Em 2011 ocorreu uma
nova mudança: o pinguim foi posicionado do lado direito, com o nome da marca
escrito em letras minúsculas em vermelho. A fonte da letra foi arredondada,
evidenciando ainda mais o nome da marca.

O valor
Segundo a
consultoria britânica Interbrand, somente a marca SKOL está avaliada em R$ 232
milhões, ocupando a posição de número 24 no ranking das marcas mais valiosas do
Brasil.
A marca no Brasil
O PONTO FRIO,
segunda maior rede varejista do Brasil em seu segmento, em termos de receita
líquida, está presente em 10 estados brasileiros e no Distrito Federal com 401
lojas (mais de 300.000 m2 de área de venda), dentre as quais está a maior loja
de eletrodomésticos da América Latina, localizada em São Paulo. Além disso,
possui a operação de vendas para pequenos e médios varejistas e o canal de
vendas corporativas, pelo qual comercializa seus produtos diretamente à
empresas. Em paralelo à venda de produtos, a empresa oferece aos seus clientes
outros serviços, que funcionam como instrumentos de fidelização, tais como
garantias especiais de compra, seguros, recarga de celulares e serviços de
correspondente bancário.
Você sabia?
A empresa foi
pioneira na adoção do sistema de crediário em grande escala no país, assim como
na utilização de novos canais de venda, como Televendas e a Internet.
Até antes de sua
venda para o Grupo Pão de Açúcar, Lily Safra, viúva do bilionário banqueiro
Edmond Safra, era acionista majoritária da rede.
Por Blog Mundo das
Marcas - www.mundodasmarcas.blogspot.com.br
As fontes: as
informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias
línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Veja), jornais (Valor
Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e
Wikipedia (informações devidamente checadas).
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