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sexta-feira, 10 de julho de 2015

Dia da Pizza acaba em pizza com ações tímidas no mercado


Novos sabores ou promoções de compre e ganhe são maioria entre os investimentos das redes especializadas. Algumas, no entanto, optam por focar na solidariedade

Por Priscilla Oliveira, do Mundo do Marketing | 10/07/2015

priscilla@mundodomarketing.com.br

A pizza é um prato que conquistou as pessoas em todo o mundo, incluindo os brasileiros. A paixão pela iguaria é tanta que o país comemora, desde 1985, um dia só para ela, mais precisamente em 10 de julho. Apesar de três décadas com um espaço próprio no calendário, a data ainda não recebe grandes ações de Marketing por parte das empresas. Em geral, são as redes de pizzaria e pequenos empresários que fazem alguma iniciativa para não deixar a celebração passar em branco. Já o varejo e as fabricantes do produto na sua forma industrializada acabam desperdiçando o bom momento para realizar ações de relacionamento e ativação.
Oportunidades de investimento e público para atingir não faltam. Apenas em São Paulo, são vendidas 572 mil unidades por dia, em mais de 11 mil pizzarias do estado. O aumento da preferência pelo delivery é um ponto a ser trabalhado e que pode melhorar as vendas, que tiveram uma queda de 17% a 25% no primeiro semestre deste ano, segundo a Associação Pizzarias Unidas. No Brasil, o setor gera 360 mil vagas de trabalho e movimenta em torno de R$ 22 bilhões ao ano.
As estratégias de Marketing aplicadas pelo mercado, atualmente, concentram-se na criação de novos sabores, na compra de equipamentos modernos e na realização de reuniões entre empresários, para networking e negócios. Um destes encontros é a ExpoPizzaria, na capital paulistana, que acontece de nove a 11 de julho. Os organizadores elaboraram uma ação para celebrar o Dia da Pizza – eles montarão uma versão gigante, com 30 metros de diâmetro, para ser distribuída aos visitantes.
Sabores especiais
Como um atrativo para a data, algumas redes apostaram na inclusão de novos sabores ou tipos exóticos ao cardápio. O Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo, antecipou os festejos e, desde o dia oito de julho, incluiu opções inusitadas no menu. Até domingo, dia 12, os clientes poderão saborear a iguaria de cappuccino, por exemplo, que mistura creme de chocolate cappuccino e sorvete de creme. Além disso, foram disponibilizadas duas opções de combinados: a pizza crispy individual acompanhada de suco natural ou com cerveja long neck.

A pizzaria Família Presto também optou por levar novidades aos consumidores. Especializada em sabores artesanais, o local passa a contar com nova apresentação, ingredientes e receita. Um exemplo é a Segredo Siciliano, que leva calabresa especial curada, champignons cobertos com muçarela e folhas de manjericão fresco com uma borda de azeite e queijo parmesão. A estratégia é unir os sabores preferidos e mais vendidos.
A rede de restaurantes Viena optou por celebrar o Dia da Pizza durante todo o mês de julho, adicionando duas variedades exclusivas feitas em parceria com a Philadelphia. Com sabor exótico, a Del Mare leva salmão defumado e abobrinha salteada, enquanto a pizza Sertões envolve a combinação de carne-seca desfiada com cebola frita. Ambas recebem um toque final com o cream cheese. As novidades podem ser encontradas nos conceitos Viena Delicatessen e Gourmet, na opção à la carte. 
A marca da Mondelez também fez parceria com a Dídio Pizza Delivery para uma cobertura especial em suas redes sociais durante o dia 10. A empresa apresentará a jornada da iguaria desde o momento do pedido, detalhes do preparo, escolha dos ingredientes, o tempo no forno e o caminho até a casa do cliente. A fabricante convidou o chef Dalton Rangel para ser o pizzaiolo da noite em uma das unidades da rede durante toda a noite de sexta, preparando alguns pedidos para os clientes.
A Catupiry também adotou a mesma estratégia e realizou parceria com restaurantes de São Paulo e Rio de Janeiro para mostrar que o requeijão cremoso também vai bem nas pizzas doces. Quem pedir uma unidade com o produto receberá uma sobremesa de creme de chocolates e cookies. Para impactar os consumidores, todos os estabelecimentos participantes contarão com marcadores de cardápio divulgando a promoção, display de mesa, flyers explicativos e embalagens personalizadas para os produtos vendidos no delivery. Além dos clientes, a ação também beneficiará as pizzarias parceiras, pois a empresa presenteará, com um kit de produtos da marca, os teleatendentes do segmento de delivery que mais se destacarem nas vendas promocionais.
Enquanto isso, a Parmê apresenta, na data, o lançamento de três novos sabores do cardápio: pizzas Al Mare (molho de tomate, muçarela, tomate, camarão, salmão, manjericão), Frango Supreme (molho de tomate, muçarela, frango desfiado, tomate, champignon, azeitonas, e manjericão) e a Calabresa Supreme (molho de tomate, muçarela, calabresa, tomate, ovo, cebola, azeitona e manjericão), todas custarão R$ 47,00.
A Pizza Hut não apresentará nenhum novo sabor, mas utilizará o recém-chegado Cheesy Pop para atrair a clientela nessa sexta. Composta por massa artezanale, inspirada nas pizzas italianas, e borda de 28 poppers recheados de queijo, a combinação é o grande destaque da rede durante todo o segundo semestre de 2015. A marca aproveita que ela é ideal para ser consumida entre os amigos para atraí-los aos restaurantes na data.
Solidariedade
Aproveitar o clima de comemoração para ajudar o próximo foi o caminho escolhido por algumas marcas. Entre os dias seis e 10 de julho, A Pizzaria Chaplin, em São Paulo, reverterá 5% da renda obtida para a Fundação Dorina Nowill para cegos. O restaurante ainda terá uma programação especial com música ao vivo, sorteio de prêmios e uma vivência com a equipe do Ateliê no Escuro.

A Baggio Pizzeria & Focacceria realiza, nesta sexta, a nona edição da campanha Baggiorno Felice, que destina 100% da renda arrecadada com as vendas das pizzas de muçarela e calabresa para entidades beneficentes. Em 2014, as unidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Balneário Camboriú, Blumenau e Joinville arrecadaram um total de R$ 25.097,78. As doações das unidades de Curitiba e região metropolitana serão destinadas ao Complexo Pequeno Príncipe, referência nacional em atendimento hospitalar infantil.
A unidade de Blumenau terá os valores revertidos à Casa de Apoio – Associação de Pais e Amigos de Crianças Portadoras de Neoplasia de Blumenau. Já em Joinville, quem recebe a doação é o Lar Emanuel. A Baggio Brusque doará o valor do Baggiorno Felice ao Lar Menino Deus e a unidade de Balneário Camboriú destinará a renda ao Lar da Terceira Idade. Serão válidos os pedidos feitos no balcão, salão ou pelo delivery.
Em vez de fazer alguma doação, a Kokimbos Pizza e Picanha fará distribuição gratuita de pizzas na orla de Santos, nesta sexta. A ação acontecerá em frente ao Aquário Municipal, na Ponta da Praia, das 11:00 às 13:00. Toda estrutura necessária para o preparo e distribuição das pizzas será montada no calçadão da praia. Assim como nos eventos anteriores, a expectativa dos organizadores é de distribuir cerca de mil pedaços de pizzas de muçarela e calabresa. A iniciativa é uma forma de agradecer à população pelos 25 anos de atuação na cidade.
Compre e ganhe
A Domino´s Pizza aproveitou a data comemorativa para criar uma campanha online via e-mail Marketing, mídias sociais e Google. Na compra de uma pizza grande ou giga, o cliente ganhará um cupom que vale uma pizza média de muçarela. A campanha é válida de seis a 12 de julho para as vendas online, no balcão e por telefone. A promoção vale para um cupom por pedido, durante toda a semana.

O mesmo fará a Padaria Brasileira, em Santo André (SP). Na compra de uma pizza para consumir no local, a outra de igual ou menor valor é grátis. A oferta acontece em algumas unidades da rede e está disponível para mais de 30 opções do cardápio. 

http://www.mundodomarketing.com.br/reportagens/mercado/34000/dia-da-pizza-acaba-em-pizza-com-acoes-timidas-no-mercado.html

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