O recente estudo
State of Mobile Commerce, realizado pela Criteo, revelou dados importantes
sobre as mudanças de comportamento do consumidor online brasileiro.
De acordo com os
dados obtidos, somente durante o primeiro trimestre de 2015, o mobile foi
responsável por 14% das transações no e-commerce nacional. Com isso, a
expectativa é de que os dispositivos móveis sejam responsáveis por até 22% da
realização das compras online até dezembro de 2015.
O número é
expressivo se comparado aos índices obtidos nos Estados Unidos: as vendas por
dispositivos móveis já ultrapassou os 30%, e neste cenário, foram efetivadas 40%
das vendas de seus principais varejistas.
A pesquisa avaliou
1,4 bilhões de operações de compras online. Entre consumidores que efetivaram
as transações pela internet, 10% finalizaram o processo utilizando smartphones
e 4% via tablets.
Quanto aos principais
sistemas operacionais atuantes no e-commerce brasileiro, o Google levou a
melhor no País: foram 7% de compras finalizadas via Android, contra 3%
realizadas via iOS.
As categorias de
mercado mais bem-sucedidas nas conversões realizadas por smartphones e tablets
feitas em todo o mundo são “Moda e Luxo” e “Travel”. Outra categoria que chamou
a atenção pelo seu crescimento nas vendas mobile foi a “Home”, que saltou
rapidamente dos 17% para os 21%.
A nova fronteira do
e-commerce
A expansão mobile é
inevitável. No Brasil, a estimativa é que 22% das compras sejam efetuadas dessa
forma até o final do ano, e que cheguem a até 40% em escala global.
Um dos fatores que
pode influenciar essa mudança no comportamento dos consumidores é sua interação
com os apps, que chegam a gerar até 50% da receita de empresas que utilizam o
recurso em suas vendas online. Os resultados são tão positivos que os
aplicativos geram uma performance melhor até que os desktops.
Além disso, o
estudo também revelou que quanto maior for a otimização de um site para operar
em dispositivos móveis, mais a taxa de conversão aumenta. Ou seja, o varejista
que se preparar adequadamente para mobile terá mais chances de sucesso nas suas
vendas.
Fonte: Precifica
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