sexta-feira, 17 de julho de 2015

10 expressões que você NÃO deve usar no seu perfil do LinkedIn


"Responsável", "motivado", "apaixonado"... Você é. Que tal pensar no que te faz diferente de outros profissionais?

BRUNO FERRARI 16/07/2015 - 15h18 - Atualizado 16/07/2015 17h21



Abre linkedin (Foto: Thinkstock)


O perfil do LinkedIn tornou-se um dos principais atalhos para quem busca por um emprego em empresas de diferentes portes. As ferramentas oferecidas pela rede social aos departamentos de RH permitem que recrutadores te encontrem mesmo que você não esteja procurando um emprego. Isso é ótimo, desde que o seu pefil esteja "nos conformes", como diria a minha avó. 
Antes de entrar no assunto do título, vou assumir que você já se preocupou com as seguintes regras básicas: 
Tenha um perfil com foto
Perfil sem foto = desleixo.
Use uma foto sóbria
Sabe aquela foto que você bate o olho e pensa na música "Sou praieiro, tô solteiro, quero mais o quê?". Aquela com roupa de banho na praia, "posudo" do Rayban ou segurando uma garrafa de vodka na balada. Pois é, guarde-a para o Facebook.

O perfil é individual
Ainda no quesito foto, lembre-se: é o seu perfil e não o da sua família. Usar como imagem de pefil uma foto dos filhos, uma selfie romântica ou do cachorro não é uma estratégia das melhores para conseguir uma vaga. Mesmo se for para veterinário.
Sem erros gramaticais
Meio óbiviu, né? Çe esta inceguro sob um palavara ou frasse, use o dicionário ou encontre a grafia certa no Google (só cuidado que tem muito resultado errado). Se for publicar o perfil numa língua estrangeira, vale pagar para uma pessoa nativa do país revisar o texto. Por mais fluente que você possa ser, vez ou outra passa uma preposição errada.
Cuidado com o currículo "Nelson Rubens"
"Eu aumento, mas não invento". O bordão do apresentador só funciona no mundo das fofocas. Se o entrevistador perceber que você deu aquela "calibrada" numa habilidade (por exemplo, dizer que sabe falar seis linguas com fluência), é provável que você seja eliminado do processo.

Sem muita "egotrip" 
Dica do Linkedin: seja menos descritivo e mais voltado a resultados. Mostre a diferença que você fez em cada empresa que trabalhou. Use uma linguagem natural e mostre quem você é.
As 10 expressões que você deve evitar
Dito isso, o LinkedIn publica anualmente uma lista de expressões "da moda" que estão mais em alta nos perfis - e em baixa nos processos de recrutamento. São palavras que nada acrescentam, os clichês, que não ajudam a te diferenciar de outros candidatos. Pelo contrário, te jogam na vala comum da turma que ainda diz "a nivel de" (ai!), "no final do dia" (ui!) e "agregar valor" (cruzes!):
Olha só que bacana o que diz Fernanda Brunsizian, gerente sênior de comunicação do LinkedIn no Brasil. "O perfil do LinkedIn, em oposição ao CV profissional, permite que você crie mais e use recursos audiovisuais para mostrar os seus resultados. É uma forma de comunicação mais próxima, mais "quente". Usar palavras tradicionais e expressões muito batidas faz com que o usuário perca a potencialidade da plataforma."
Bom, sem mais delongas, vamos às palvras com alguns comentários...
1.    Responsável
Já viu alguém dizer no currículo que é irresponsável?
2.    Estratégico
Me lembrou o Capitão Nascimento: "O conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie... Os senhores estão anotando?" Zzzzzzzz.
3.    Criativo
Ok, Mr. Steve Jobs!

4.    Sólida experiência
A minha é líquida e gasosa.
5.    Extensa experiência
Do tamanho do Rio Amazonas.

6.    Experiência internacional
Serve para quem trabalhou como o Pluto na Disney World ou liderou um time de 30 estrangeiros numa startup bilionária com sede Telaviv.
7.    Especializado
É meio o que você vira quando faz um curso técnico ou uma faculdade, não?
8.    Planejamento estratégico
Imagina o especialista no planejamento não-estratégico. Aquele que marca reunião para falar sobre o que será discutido na próxima reunião, que definirá os parâmetros de como serão feitas reuniões a partir da reunião derradeira.

9.    Apaixonado
Ounnnn!
10.  Motivado
Estou tão desmotivado com essas expressões que nem vou comentar essa.

Tem dicas, sugestões de temas ou dúvidas tecnológicas? Mande e-mail para bferrari@edglobo.com.br 
http://epoca.globo.com/vida/experiencias-digitais/noticia/2015/07/10-expressoes-que-voce-nao-deve-usar-em-seu-perfil-no-linkedin.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário