
Experimente ligar a
televisão e começar a zapear pelos canais. É inevitável. Por mais que você não
queira, vai se deparar com os vendedores da empresa POLISHOP mostrando produtos
que, no programa, só faltam fazer mágica e que nos levam a acreditar que não podemos
viver sem eles. “Novas ideias facilitam sua vida!”. Este é a filosofia da
POLISHOP, uma das mais bem sucedidas e maiores empresas de marketing direto da
América Latina, reconhecida pela criação de marcas de sucesso e lançamento de
produtos inovadores que se destinam a facilitar a vida do consumidor.
A história
A história começou
quando Carlos Agostinho Pires da Cruz, mais conhecido como Gugu da Cruz,
apresentou a João Appolinário, formado em administração e que havia sido dono
de empresa de confecção, sócio de uma rede de fast-food chinesa e também da
rede de academias de ginástica Runner, uma grande oportunidade de negócio. Em
1994, Gugu, genro de Emerson Fittipaldi, participava de um almoço entre o
piloto e o executivo da Globo Internacional Ricardo Salamandré, em Miami. Os
dois pretendiam trazer ao Brasil um produto que fazia o maior sucesso nos
Estados Unidos, o Seven Day Diet, uma espécie de dieta criada pelo
nutricionista americano Gary Smith. Inicialmente eles queriam vender o produto
na rede de farmácias Drogasil, mas não conseguiam as licenças para trazê-lo ao
país. Depois de conseguir a liberação do produto, montou um plano de negócios
com todos os investimentos que seriam necessários, aproximadamente US$ 1 milhão
para criar a empresa.
O empresário levou
o projeto para Fittipaldi e ele disse que só entraria no negócio com a imagem,
não iria desembolsar um tostão sequer. Gugu, então, procurou João Appolinário,
que enxergou uma grande oportunidade de ganhar dinheiro. Foi um fenômeno de
vendas. Em apenas seis meses, todo o investimento já havia sido recuperado e a
empresa já dava lucro. O modelo de negócios foi o embrião da POLISHOP. Eles
anunciavam em revistas e na televisão e vendiam o tal do shake por meio do call
center. Sempre visionário, João Appolinário vislumbrou a oportunidade de trazer
outros produtos inovadores para o Brasil e fundou a POLISHOP em 1996.
Rapidamente a nova empresa ampliou o seu mix de produtos ofertados diariamente
através de infomerciais, catálogos e internet.
A estratégia
inicial da POLISHOP foi literalmente “grudar na mente” dos clientes,
bombardeá-los com seus produtos e vencê-los pela insistência. A empresa
comprava os chamados calhaus, espaços em horários que ninguém quer, por preços
baixos, uma política impregnada em seu DNA desde começo.

Em 2003, a empresa
inaugurou suas primeiras lojas, que além de proporcionarem maior credibilidade
para o negócio, serviam para mostrar aos céticos que aqueles produtos
funcionavam. As lojas POLISHOP eram um espaço cheio de inovações e
exclusividades de grandes marcas, onde o público tinha a oportunidade de
conferir a demonstração do produto, aprender suas funções e variadas formas de
utilização antes de adquiri-lo. O sucesso foi tanto que nos anos seguintes
outras dezenas de unidades foram inauguradas pelo país. A partir de 2008, a
POLISHOP iniciou seu processo de internacionalização começando a atuar na
Argentina, Espanha, Peru e Chile, coroando o bem-sucedido modelo de negócios
traçado pela empresa no Brasil ao longo dos anos.
Recentemente a
empresa colocou em prática um projeto piloto de vender seus produtos porta a
porta. Batizado de pessoa a pessoa, a experiência teve início no Estado de São
Paulo com 300 vendedores, utilizando o método adotado por empresas de
cosméticos como Avon e Natura, mas com uma vantagem: material didático que
incluem vídeos.

A marca no mundo
Atualmente a
POLISHOP, que possui aproximadamente 120 lojas espalhadas por 19 estados
brasileiros mais o Distrito Federal, dois mil funcionários e, segundo estimativas
de mercado, fatura cerca de R$ 1 bilhão por ano, comercializa seus produtos
também através da internet, telefone, catálogo e infomerciais. Somente na
televisão a empresa possui um canal 24 horas e compra mais 90 horas por dia na
grade de programação de outras emissoras. O call center trabalha 24 horas e
dispõe de 2.5 mil linhas telefônicas.
Você sabia?
● Aproximadamente
1.5 milhões de revistas da empresa são distribuídas mensalmente, além das
faturas do cartão de crédito que vêm acompanhadas de um folheto de compras da
POLISHOP.
Por Blog Mundo das
Marcas - www.mundodasmarcas.blogspot.com.br
As fontes: as
informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias
línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Veja, Exame e Época Negócios), sites
especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), e Wikipedia
(informações devidamente checadas).
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