
O Grupo Friedman é
referência no mercado brasileiro de consultoria para o varejo e serviços, e vem
desenvolvendo, há 25 anos, soluções sob medida para empresas de diferentes
portes e variados segmentos. Anualmente são treinados mais de oito mil
profissionais do varejo através de seminários realizados nas principais
capitais do país.
A HISTÓRIA
O The Friedman
Group foi fundado em 1980 nos Estados Unidos, com o objetivo de fornecer aos
varejistas um sistema profissional para treinar e gerenciar as equipes de
vendas.
Seu fundador, Harry
J. Friedman, é um aclamado consultor internacional, especializado em vendas e
gestão no varejo. Desde 1968, ele se estabeleceu como um supervendedor, gerente
de vendas, quebrador de recordes, proprietário de uma bem-sucedida rede de
lojas e consultor de mais de 500 mil varejistas em todo o mundo.

Em 1990, o
empresário Marcos Carvalho, que hoje também é copresidente da ANCAR IVANHOE
(Gestão Integrada de Shopping Centers), trouxe a empresa para o Brasil sob a
forma de licenciada exclusiva do The Friedman Group.
Desde então, o
Grupo Friedman percorre uma trajetória de sucesso, que o coloca na posição de
única empresa do país com notória especialização em consultoria e treinamento
na área de varejo.
Ao longo do tempo,
foram sendo elaborados vários recursos para desenvolver o potencial dos
profissionais varejistas, desde manuais e vídeos, até programas de treinamento
e projetos de consultoria. Os recursos tratam de assuntos como atendimento ao
cliente, aumento da produtividade, motivação da equipe e delegação de
responsabilidades, entre outros.
O grupo conta ainda
com profissionais da área de consultoria altamente qualificados, e que possuem
grande vivência e conhecimento do mercado de varejo, nas áreas de vendas e
atendimento ao cliente.
“O nosso objetivo é
contribuir para o desenvolvimento do varejo nacional, a partir de ferramentas
de capacitação. É dessa maneira que o Grupo Friedman se apresenta, como um
aliado indispensável para o sucesso dos profissionais e das empresas do setor
varejista”, explica Fernando Lucena, Presidente do Grupo Friedman.
Através de
consultorias abertas ou exclusivas, o grupo garante a implantação de seus
sistemas de gerenciamento, supervisão e vendas nas empresas de varejo. Os
produtos utilizados para o desenvolvimento dos lojistas e de suas equipes de
vendas incluem sistemas de treinamento em vídeo, Manual de Jogos e Competições,
Manual de Normas do Varejo, livro "Não, obrigado. Estou só olhando!",
seminários abertos ou exclusivos, além de manuais e vídeos customizados para a
sistematização dos procedimentos operacionais, de vendas e de conhecimento de
produto.

Seminários abertos
Entre os seminários
abertos oferecidos pelo Grupo Friedman estão o Programa de Treinamento de
Gerentes (PTG), o Programa de Supervisão de Lojas (PSL), o Programa de Atração
e Retenção de Talentos (PART) e o Treinamento de Vendas no Varejo (TVV). “Os
recursos que oferecemos têm o objetivo de desenvolver o potencial dos
profissionais do segmento de varejo. Nossas ferramentas incluem desde manuais e
vídeos até programas de treinamento e projetos de consultoria, que tratam de
temas como: atendimento ao cliente, aumento da produtividade, motivação das
equipes, liderança, entre outros”, explica Fernando Lucena.

Palestras e
ferramentas customizadas
Além dos
seminários, são oferecidas palestras exclusivas, customizadas à realidade de
cada negócio, que podem ser divididas entre Motivacionais, Supervisão de Lojas,
Vendas e Atendimento ao Cliente, Cenários e Tendências de Mercado e Gestão de
Equipes e de Vendas. O objetivo é oferecer aos participantes estratégias e
técnicas de sucesso, de acordo com as necessidades de cada cliente.
O Grupo Friedman
oferece, ainda, recursos de treinamento e capacitação que podem ser
desenvolvidos de forma customizada para cada empresa. Uma delas é o Manual de
Normas e Procedimentos (MNP), elaborado sob medida e que inclui a descrição de
todas as políticas, normas e procedimentos existentes. A empresa pode contar
também com os manuais criados para novos colaboradores. Existe ainda e o
Programa de Conhecimento de Produto que, a partir de vídeos e materiais de
apoio, contribuem para transformar o vendedor em um especialista no produto que
comercializa.
Projeto Gold Star
O Gold Star é um
projeto de consultoria que aplica os principais conceitos e ferramentas dos
programas de gestão e de vendas do grupo. Ao longo de quatro meses são realizados
encontros que reúnem os profissionais que trabalham nas lojas e os principais
gestores da área. No início do projeto, são levantadas as necessidades de
desenvolvimento e as oportunidades de crescimento das lojas.
A partir daí são
implementados padrões de atendimento e de vendas indicadores de desempenho,
assim ferramentas de acompanhamento de resultados e do atendimento. O projeto
pode incluir, ainda, o desenvolvimento de um sistema de treinamento à
distância, com manuais e vídeos, desenvolvidos com uma metodologia especial de
autoaprendizagem para aplicação em novas lojas e equipes.
Projeto VIP
O VIP é um outro
projeto de consultoria. Nele os participantes, após ter acesso aos mais
modernos conceitos de gestão e de vendas através da participação nos seminários
PTG e TVV, contam com a orientação especializada dos consultores na
implementação dos conceitos e técnicas aprendidas nestes seminários.
Ao longo do
projeto, ferramentas são criadas de acordo com as necessidades de cada empresa
e é realizado um acompanhamento pelos consultores dos progressos obtidos.
Clientes
Os clientes do
Grupo Friedman pertencem aos mais diferentes segmentos de atuação, entre eles
alimentação, calçados e acessórios, casa e decoração, drogarias,
eletroeletrônicos, moda infantil, lingerie, material de construção, material
esportivo, papelaria, perfumaria e cosméticos, beleza, presentes e
serviços. Destacam-se clientes como
InBrands, Chili Beans, O Boticário, Centauro, Nike Store, Vivara, Lilica &
Tigor, Nokia, entre outros.

http://varejista.com.br/cases/1343/grupo-friedman
Tags: Grupo friedman, Consultoria, Treinamento,
Varejo, Seminários, Vendas, Serviços, Cases, Marcas, Wallace Marcas,
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