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quinta-feira, 6 de agosto de 2015

LUKSCOLOR



Tendências, cores e alta tecnologia. Tudo para dar vida e deixar ambientes aconchegantes, protegidos e modernos. Essa é a missão da marca de tintas LUKSCOLOR. Investir constantemente em pesquisas e no desenvolvimento de novos produtos, gerar ideias e criar soluções para um consumidor moderno é a essência de uma marca genuinamente brasileira. Afinal, tinta sempre foi a paixão da LUKSCOLOR. Qualidade e inovação sempre fizeram parte de seu DNA. 

A história 
Para contar a história da marca é preciso voltar ao ano de 1949. Foi quando Domingos Potomati iniciou sua carreira como pintor de carros de luxo. Poucos profissionais dominavam como ele as técnicas de pintura metálica, o que fez dele um profissional respeitado no mercado. Aos 23 anos ele abriu uma pequena loja de tintas no tradicional bairro do Ipiranga na cidade de São Paulo. Foi o primeiro passo rumo à concretização do sonho de inaugurar uma fábrica de tintas. Ainda neste ano, colocou em operação a fábrica Oxford, que misturava e colocava tintas na cor certa. A marca de tintas Luxforde surgiria em seguida. A fábrica que funcionava em uma garagem se desenvolveu rapidamente, acompanhando o crescimento do mercado de pintura automotiva no Brasil. Em 1958, a marca Luxforde, reconhecida pela sua excelente qualidade, experimentou um crescimento exponencial. Some-se às razões do sucesso, o atendimento especial à clientela.


A década de 1960 marcou a consolidação da Oxford e o começo da distribuição da marca Luxforde em todo o território nacional. Além disso, foi inaugurada uma nova fábrica com 40.000 m² em São Bernardo do Campo, em São Paulo, e em pouco tempo as vendas se multiplicaram por dez. Nos anos de 1970, a marca Luxforde já detinha mais de 50% do mercado de repintura automotiva. O excelente desempenho não passou despercebido pelas grandes multinacionais, que começaram a espreitar o mercado brasileiro. Assim, a aquisição de empresas nacionais caracterizou a década. Apesar da dedicação e amor pela empresa, Domingos Potomati se viu em uma situação inevitável: vender a empresa. A Oxford foi para as mãos da alemã Hoechst em 1971. Apesar disso, Domingos não parou, continuou com seu sonho e, depois de muita pesquisa, fundou em 1974 a Luksnova, empresa de solventes, thinners e retardadores, que por fabricar produtos de alta performance foi a pioneira em seu segmento a ser certificada com o ISO 9002. Infelizmente, Potomati faleceu em 1979.


Wilma, esposa de Potomati, em um gesto de coragem e confiança, resolveu seguir com os negócios, assumindo a presidência da empresa e, a filha Maria Cristina, a direção operacional. Assim foi fundada em 1981 a DOVAC para a produção de resinas. Em 1989 a empresa resolveu ingressar em um novo mercado com o lançamento da marca LUKSCOLOR no segmento de tintas decorativas, estreando com o esmalte sintético. Três anos depois, de forma pioneira passou a estampar em todas as suas embalagens o selo “Sempre Produtos de Primeira Qualidade”, como expressão da sua filosofia de fabricar exclusivamente produtos de alto desempenho. Em 1999 foi lançado o LUKSCOLOR SYSTEM, um moderno e completo sistema tintométrico, que trazia também coleções de tendências de cores. Além disso, a empresa introduziu no mercado materiais diferenciados para facilitar a escolha de cores: display de cores com cabine de luz para escolher a cor sob a iluminação correta; o primeiro leque de cores do mercado com sugestão de combinação; e coleções de tendências de cores.


Em 2000 introduziu no mercado brasileiro um novo conceito em efeitos especiais de pintura: oLUKSGLAZE, que possibilita a criação de diversos efeitos decorativos metalizados, perolizados e iridescentes. No ano seguinte, preocupada com o conforto e bem-estar do aplicador e do consumidor final, protagonizou um dos maiores lançamentos da história do mercado brasileiro de tintas decorativas: TINTAS COM SUAVE PERFUME, que transformaram o ato da pintura agradável em todos os sentidos e romperam um paradigma desse segmento. Além disso, antecipando-se a qualquer outro movimento do mercado, assumiu em todas as suas embalagens a categoria PREMIUM, o que mais tarde se mostraria uma visão de vanguarda. Em 2003, motivada pela busca incessante de produtos inovadores e de alto desempenho, que atendam as necessidades de um consumidor moderno, muito mais informado, extremamente exigente e que sabe comparar, lançou mais um produto inédito no mercado brasileiro: LUKSCLEAN, o único Acrílico Ultra Lavável do mercado, em acabamento fosco.


O ano de 2005 foi marcado pelo lançamento de um produto inédito no mercado brasileiro: a Textura REMOV FÁCIL. Com tecnologia inovadora, essa textura pode ser removida com grande facilidade, usando apenas vapor e espátula. O produto veio atender a demanda daqueles que antes achavam complexa a remoção das texturas convencionais. Ainda este ano, a marca resolveu investir em propaganda lançando uma campanha protagonizada pela apresentadora Hebe Camargo, cujo slogan era “Faça como a Hebe, vista a sua casa com Lukscolor”. Pouco depois, em 2007, alinhada com o consumidor moderno na busca pela preservação do meio ambiente, introduziu a mais completa linha de produtos (preparação e acabamento) à base d’água do mercado, com suave perfume. Em 2008 a LUKSCOLOR lançou uma completa linha de tintas, verniz e lubrificante spray, contemplando produtos de acabamento e preparação para diversas superfícies como madeira, metal, alvenaria, papel, isopor, entre outros, para uso artístico, decorativo ou profissional. No ano seguinte lançou mais um produto inédito no mercado: POUPA TEMPO - Selador e Condicionador Acrílico, reduzindo assim o tempo de espera para cura do reboco novo, de 28 para 7 dias.


Outra novidade da marca estreou no mercado em 2011: Luksbox, uma embalagem plástica, com régua de medidas, que pode ser reutilizada como ferramenta prática de trabalho, facilitando a diluição das tintas. Em 2012, além de introduzir a tinta anti-bactéria, que elimina 99% das bactérias da parede, lançou no mercado mais um produto inédito: TOP 10 ACRÍLICO ULTRA PREMIUM PLUS - imbatível poder de pintura - um produto revolucionário, desenvolvido com nanotecnologia, que soluciona ao mesmo tempo várias situações de pintura. Apresenta altíssimo desempenho em pintura, jamais oferecido, que embeleza e protege a casa por dentro e por fora. A empresa também laçou a LUKSCOLOR MAGNETIC, uma tinta que pode ser aplicada em paredes internas para fixação de imãs e objetos decorativos.


Como parte do programa de crescimento sustentável, a LUKSCOLOR contempla em suas pesquisas tecnológicas o foco em produtos que protegem as pessoas e o planeta. A empresa oferece uma ampla linha de produtos, que facilita a vida dos consumidores e são identificados, desde 2008, pelo selo LUKSCOLOR GREEN, que expressa as seguintes características: não utilizam solventes orgânicos; Baixo VOC, que atende os limites de emissão, segundo normas de referência da certificação Leadership in Energy and Environmental Design® (LEED); suave perfume, que substitui o cheiro característico de tinta, trazendo conforto e bem-estar do início ao fim da pintura; e são isentos de metais pesados.


O espaço das cores
Imagine um espaço reunindo tudo sobre tintas imobiliárias com ambientes desenvolvidos para apresentar o que há de mais inovador em cores e acabamentos, contando ainda com laboratórios de cores, biblioteca, centro de treinamento e uma equipe especializada para oferecer a melhor orientação sobre uso e aplicações de produtos. Esse é o ESPAÇO LUKSCOLOR, inaugurado em 2001 no bairro de Moema, zona sul da capital paulista, como o maior e mais completo centro de referência em tintas no Brasil. Um espaço criado especialmente para buscar informações, cursos, orientações e esclarecer dúvidas sobre produtos e cores. Um espaço que revendedores, arquitetos, decoradores, engenheiros, consumidores e todos os profissionais que trabalham com tintas sempre sonharam.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por uma única alteração em sua história. Aconteceu em 2011, quando a marca apresentou um novo logotipo: as tradicionais flores, imagem principal de sua identidade visual, foram redesenhadas e ganharam versão em 3D, que expressa toda a tecnologia, inovação e expertise envolvidas nas tintas da marca. Com isso, as flores transformaram-se em uma autêntica pintura inspirada na arte de Paul Jackson Pollock, referência no movimento do expressionismo abstrato. O logotipo também adotou uma nova tipografia de letra.


Além disso, criou um novo conceito de embalagens, que proporcionam ao consumidor a facilidade de escolher a tinta certa para suas necessidades. As embalagens da LUKSCOLOR sempre foram referência no mercado de tintas, desde seu lançamento. Foram pioneiras em apresentar imagens, as primeiras a utilizar pictogramas para facilitar a compreensão dos usuários e também na introdução de fotografias.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1989 
● Criador: Wilma Potomati 
● Sede mundial: São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Dovac Indústria e Comércio Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Maria Angélica Potomati 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 1.200 
● Segmento: Decoração 
● Principais produtos: Tintas, esmaltes e vernizes 
● Concorrentes diretos: SuvinilCoral, Tintas Renner e Sherwin Williams 
● Ícones: As flores do logotipo 
● Slogan: A tinta da pintura inteligente. 
● Website: www.lukscolor.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a LUKSCOLOR, uma das três principais marcas no mercado nacional de tintas imobiliárias, comercializa sua completa linha de tintas, vernizes, texturas, efeitos especiais, primers e resinas nos principais centros consumidores do Brasil. A marca oferece também uma completa linha de produtos base água, desde a preparação da superfície até o acabamento, com suave perfume, que proporciona conforto e bem-estar durante e após a aplicação. A fábrica da LUKSCOLOR, que é de propriedade da Dovac, está instalada em uma área de mais de 200.000 m² em São Bernardo do Campo, região do ABC paulista, e possui logística bem estruturada, permitindo assim agilidade, rapidez e eficiência na entrega de toda a linha de produtos. 

Você sabia? 
 Com o intuito de manter o consumidor informado e atualizado sobre o uso das cores nos ambientes, desde 2002 a LUKSCOLOR é a primeira e única empresa brasileira a fazer parte doColor Marketing Group, organização internacional que dita tendências de cores, em nível mundial, para todos os segmentos do design. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e EmbalagemMarca), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

http://www.mundodasmarcas.blogspot.com.br/2015/08/lukscolor.html


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