A CARIOCA QUE CONQUISTOU O PAÍS
A história da rede Pontofrio foi
escrita pelas mãos do imigrante romeno Alfredo João Monteverde. A varejista
nasceu no Rio de Janeiro, ainda capital do país, em 1946. Alfredo iniciou seus
negócios na área de atacado, importando pneus e outros artefatos. A venda de
eletrodomésticos teve início com a importação de mil geladeiras, dos Estados
Unidos, da marca ‘Cold Spot’.
Em 1952, Monteverde abriu sua
primeira loja no centro do Rio de Janeiro, na Rua Uruguaiana, nº 134.
Rapidamente se tornou uma das principais lojas de varejo da região e já vendia
geladeiras e máquinas de costura importadas, até fogões nacionais. O Pontofrio
foi a primeira rede de eletrodomésticos a investir maciçamente em marketing e a
veicular propagandas na televisão, iniciando suas campanhas ainda na década de
50.
A marca rompeu as fronteiras do Rio
de Janeiro quando inaugurou sua primeira loja em Brasília, na década de 70,
dando início ao seu processo de expansão. Em seguida vieram os estados de Goiás
e Minas Gerais. Em 1992, com a aquisição das “Casas Buri”, a rede fincou sua
bandeira no Estado de São Paulo e na região Sul. Outras aquisições vieram em
seguida: 1997 – J.H.Santos; 1999- rede “Kit Eletro”, de Minas Gerais. Já em julho
de 2000, por meio de um leilão, a rede comprou 81 lojas da rede de varejo
Disapel, consolidando sua presença no Sul do País. Foi neste ano, ainda, que o
Pontofrio inovou no varejo de eletroeletrônico inaugurando a primeira “Mega
Store” na cidade de São Paulo.
Uma das primeiras redes de varejo do
país a adotar o sistema de venda à distância, em 1996, o Pontofrio lançou seu
site na internet, inicialmente para consultas sobre os produtos comercializados
e informações corporativas.
O processo de abertura de capital na
Bolsa de Valores aconteceu em 1996, com a emissão de 4,1 milhões de ações
preferenciais.
Em 2010, proveniente da associação do
Grupo Pão de Açúcar com a Casas Bahia, e como extensão das atividades de
integração do Pontofrio com a Casas Bahia, a conta publicitária da varejista
também passou a ser comandada pela agência Young & Rubicam.
Ao lado das diretorias Comercial e de
Marketing, a Y&R conduziu, também, projetos de reposicionamento da marca
Pontofrio no mercado. Uma das primeiras ações neste sentido foi a inauguração,
no final de 2010, das duas primeiras lojas “conceito”, especialmente projetadas
para o público de Shopping Centers.
Em 2012, a Globex Utilidades S/A
passa a se chamar Via Varejo, empresa que passa a administrar também as
unidades de Casas Bahia. É também neste período que a marca começa a ser
reposicionada no mercado brasileiro. Depois de alguns estudos e pesquisas, a
área de Marketing, apresenta uma nova comunicação que destaca a tecnologia
aplicada à vida das pessoas, fechando um ciclo de mudanças iniciado com
reformas de loja, novo mix de produtos, definição de público alvo, logotipo e
slogan.
O Pontofrio contabiliza hoje mais de
370 filiais e cerca de 10 mil colaboradores.
http://institucional.pontofrio.com.br/empresa/nossa-historia
Atualizado dia 03/07/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário