Passagens
aéreas com desconto para China. Reservas de hotéis, desde econômicos até os
mais luxuosos, em praticamente qualquer parte do mundo. Aluguel de carros com
rapidez e tarifas especiais. Pacotes de viagens para um fim de semana na
montanha, na praia ou até mesmo em uma badalada metrópole. A DESPEGAR.COM,
conhecida no Brasil como DECOLAR.COM, proporciona aos passageiros e turistas a
capacidade de pesquisar, planejar e reservar seus requisitos de viagens com
enorme eficiência e praticidade.
HISTÓRIA
A empresa
começou a ser idealizada quando o argentino Roberto Souviron ainda fazia seu
curso de mestrado em administração de empresa na renomada Universidade Duke, na
Carolina do Norte, e realizou várias viagens entre os Estados Unidos e a
América Latina experimentando em primeira mão as vantagens de utilizar sites da
Internet para comprar suas passagens e fazer reservas de hotéis. Surgia aí uma
oportunidade. Ele constatou a falta de um serviço eficiente de viagens on-line
para a região latino-americana. Juntamente com outros quatro colegas de curso,
Ernesto Cadeiras, Martin Ratellino, Federico Fuchs e Christian Vilate, ele
começou a planejar a nova empresa, idealizada com a proposta de proporcionar
serviços típicos das agências de viagens, porém alternativamente a estas,
através de acesso direto do cliente individual ao site, oferecendo no instante
da consulta todas as informações necessárias para que este pudesse planejar a
viagem e tomar todas as providências relativas às reservas necessárias, sem
sair de sua casa ou do seu escritório.
A viabilização do empreendimento dependia de aportes
financeiros de grandes investidores. Depois de muito trabalhar para convencer
investidores que o projeto era uma grande ideia, eles conseguiram que a HTMF e
o banco Merril Lynch investissem dinheiro para começar a operação. Em agosto de
1999, na ensolarada cidade de Miami, os jovens empreendedores fundaram a
DESPEGAR.COM, que tinha como ambição reinventar a indústria turística da
América Latina.
Lançada a operação na Argentina em dezembro com o nome de
DESPEGAR.COM, rapidamente, após cerca de dois meses, a empresa iniciou suas
atividades também no Brasil com o nome de DECOLAR.COM, através de uma
associação local. Em maio de 2000 ocorreu um novo aporte financeiro na empresa.
Com isso, em apenas oito meses de vida a empresa já havia estabelecido
operações em oito países da região latino-americana, incluindo Colômbia,
Venezuela, Chile Peru e Uruguai. Em 2002 a empresa anunciou a compra de seu
maior rival, o site mexicano Viajo (www.viajo.com), o que possibilitou atingir
os maiores mercados da América Latina oferecendo serviços pela Internet no
setor de turismo.
Nos anos seguintes, oferecendo produtos de alta qualidade
(como por exemplo, garantir os melhores preços para viagens, caso contrário
bonifica seus consumidores em até US$ 100) e eficiência no atendimento, a
empresa aproveitou as oportunidades oferecidas pelo segmento de turismo, e
cresceu à passos largos. Além disso, a empresa percebeu que muitos clientes
pesquisavam preços e pacotes pela Internet, mas preferiam fechar negócio por
telefone, e instalou uma central de atendimento em todos os países em que atuava.
O ano de 2009 foi marcado pelo ingresso da empresa no Equador, Panamá e Costa
Rica, além do lançamento da unidade de negócios brasileira centrada em vendas
de hospedagem em hotéis.
Mais recentemente, em 2012, a empresa lançou seu primeiro
aplicativo grátis para smartphones e tablets, que tem como intuito facilitar a
reserva de hotéis e a compra de passagens aéreas com praticidade, segurança e
mobilidade. No Brasil a empresa também vem aumentando sua exposição na mídia de
maneira contínua e consistente através de campanhas que utilizam celebridades,
como por exemplo, o tenista Guga, as cantoras Preta Gil e Daniela Mercury, os
atores Marcelo Serrado, Bruno De Luca, Kayky Brito e Ricardo Tozzi, e as
atrizes Deborah Secco, Nathalia Dill e Giovanna Antonelli.
Com investimentos e inovações importantes, a empresa foi
responsável por apresentar ao mercado e aos consumidores latinos americanos uma
nova maneira de planejar e comprar férias e viagens. Um dos diferenciais
introduzidos pela empresa foi o poder dado ao viajante de montar seu próprio
pacote, combinado as opções de voo e hospedagem mais adequadas ao seu perfil de
consumo. Associando os melhores preços com o pagamento em parcelas, a
DECOLAR.COM possibilitou o acesso ao turismo pelas mais variadas classes
sociais. E por meio das recomendações ou críticas dos usuários, o site
classifica os hotéis disponíveis de acordo com a opinião dos próprios hospedes.
Dessa forma, busca melhorar sempre a experiência de compra entre clientes e
fornecedores, ressaltando ainda os benefícios que a tecnologia pode trazer para
o turismo.
A evolução visual
A
identidade visual da marca passou por uma alteração há anos atrás. O logotipo
ganhou uma nova tipografia de letra mais arredondada, além da inclusão de outro
ícone: uma campainha de balcão, tão tradicional nas recepções de hotéis.
Os slogans
El mejor precio para tu viaje. (espanhol)
O melhor preço para sua viagem. (Brasil)
A agência de viagens Nº 1 em preços e serviços.
El mejor precio para tu viaje. (espanhol)
O melhor preço para sua viagem. (Brasil)
A agência de viagens Nº 1 em preços e serviços.
Dados corporativos
● Origem: Estados
Unidos
●
Fundação: 1999
●
Fundador: Roberto Souviron, Ernesto Cadeiras, Martin Ratellino,
Federico Fuchs e Christian Vilate
● Sede
mundial: Miami, Flórida
●
Proprietário da marca: Despegar.com, Inc.
● Capital
aberto: Não
● CEO: Roberto
Souviron
●
Faturamento: US$ 420 milhões (estimado)
● Lucro: Não
divulgado
● Presença
global: 21 países
● Presença
no Brasil: Sim
●
Funcionários: 3.000
●
Segmento: Agência de viagens on-line
●
Principais produtos: Passagens aéreas, reservas de hotéis e pacotes
turísticos
●
Concorrentes diretos: Travelocity, Expedia,
Orbitz, CVC, Submarino
Viagens e Hotel Urbano
● Ícones: O
avião azul de seu logotipo
● Slogan: O
melhor preço para sua viagem.
● Website: www.decolar.com
A marca no mundo
Atualmente
a empresa é a agência de viagens on-line líder absoluta na América Latina,
operando em 21 países como Argentina, Brasil, Estados Unidos, Chile, México,
Peru, Colômbia, Porto Rico e Espanha. Por meio de seu portal é possível
reservar e comprar viagens em tempo real, a partir de uma ampla rede formada
por mais de 750 companhias aéreas, 200 cruzeiros marítimos, 180 mil hotéis, 70
locadoras de veículos e milhares de pacotes turísticos nacionais e
internacionais. Além dos serviços prestados via Internet, os clientes também
podem utilizar o call center da empresa por meio do telefone, que recebe
anualmente mais de 3.8 milhões de ligações. Por ano, são realizadas mais de 30
milhões de consultas em toda a rede internacional DESPEGAR.COM, cujo faturamento
é estimado em aproximadamente US$ 420 milhões. Em breve a empresa possui planos
de abrir o capital na Nasdaq, a bolsa eletrônica americana.
Você sabia?
● A Decolar.com ainda concentra 70% de seus negócios na venda de
aproximadamente 700 mil passagens aéreas por mês.
As fontes: as informações foram retiradas e
compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune,
Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico),
sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing),
Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google
Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Atualizado dia 03/07/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário