Pesquisa da MeSeems mostra que quatro em cada
10 entrevistados reduziu volume de compra para se manter fiel às marcas. Apenas
17% não alteraram os hábitos de consumo na crise
Quatro
entre 10 brasileiros reduziram a quantidade do que compram para continuarem
consumindo os mesmos produtos e as mesmas marcas. A informação é da MeSeems,
que pesquisou os hábitos dos brasileiros diante do cenário de dificuldade
econômica. Entre os entrevistados, apenas 17% não alteraram seus
comportamentos, 30% migraram para itens mais em conta e 13% deixaram de
consumir a maioria dos produtos e serviços. A pesquisa foi realizada entre 12 e
15 de junho. O público-alvo para este estudo é composto de homens e mulheres,
de idades entre 18 anos e 40 anos, das regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Os
usuários fazem parte das classes sociais A, B e C, segundo o Critério Brasil
2015.
Segundo a avaliação, 86% dos respondentes consideram compras de
mantimentos no supermercado alta prioridade, seguido de medicamentos na
farmácia, com 75%. Já o consumo de roupas/calçados (62%) e artigos de beleza
(56%) tem uma relevância média, seguido de ir ao bar com amigos (53%),
frequentar cinema ou teatro (52%) e viagens de lazer (51%). São consideradas
prioridades baixas: compra de imóveis novos ou seminovos para morar ou investir
(45%) e a compra de veículos novos ou seminovos (38%).
As expectativas com o cenário econômico brasileiro são pessimistas
no curto prazo: 35% dos entrevistados estão pessimistas, 30% muito pessimistas,
18% indiferentes, 13% otimistas e apenas 4% muito otimistas. Já no longo prazo,
28% disseram estar otimistas, 23% indiferentes, 22% pessimistas, 18% muito
pessimistas e 8% muito otimistas. Os homens estão mais otimistas no longo prazo
que as mulheres, com 30%, ante 26% do público feminino.
Fonte: Mundo do Marketing
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