Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade. George Orwell
quarta-feira, 1 de julho de 2015
Conheça os 10 mandamentos de uma pequena loja virtual
Aqui reunimos os 10 mandamentos de uma pequena loja virtual, um conjunto de alertas dirigido a quem
deseja entrar no e-commerce sem o respaldo de uma marca importante, que tenha
restrição de capital e admita que o bom uso deste canal de vendas implica o
entendimento de suas regras de funcionamento e de processos específicos.
Como você poderá constatar, são regras
simples, que visam não só o sucesso do negócio, como também o trabalho de
construção de uma reputação para a marca neste segmento.
Vale a pena conferir cada um dos 10
mandamentos de uma pequena loja virtual e incorporar estas
diretrizes ao planejamento da sua loja virtual.
Redução de custos iniciais e controle de
riscos
Uma plataforma de
e-commerce é um sistema caro, difícil de ser mantido e, quando feito em casa,
em geral, é pobre em funcionalidades, lento e sujeito a interrupções de
funcionamento. A maneira mais barata de ter uma loja virtual é alugá-la,
pagando número de produtos, visitantes ou page views, dependendo do fornecedor.
Normalmente, há um valor inicial, perto de R$ 6.000,00, e uma mensalidade
variável segundo o número de visitantes a menos de um piso mínimo.
Cabe ao dono da loja inserir seus itens,
estabelecer as políticas comerciais como preço, prazo, frete, meios de
pagamento, manter a vitrine etc. Assim como no varejo tradicional, muitos
clientes entram na loja, mas poucos compram. No comércio eletrônico, esta
proporção é de 100 para 1, o que explica o custo baseado no número de
visitantes.
Além do custo da plataforma de
e-commerce, podem-se compartilhar os demais custos logísticos e uso do sistema
de back-office, sistema que controla o atendimento integral do pedido,
inclusive o financeiro, fiscal e contábil, com outras lojas. Este serviço está
começando a ser oferecido no Brasil e é muito comum nos Estados Unidos.
Resumindo, o dono da loja seria
responsável por aquilo que ele acha que possui: o talento comercial. As demais
funções poderiam, em tese, serem terceirizadas. A primeira dica para quem quer
saber como montar uma pequena loja virtual é: Faça o que você sabe
fazer e terceirize o que não sabe.
Pedido registrado nem sempre é pedido
faturado
Um erro muito comum
entre os iniciante no comércio eletrônico é não contar com sistemas
antifraudeatravés de cartões de crédito. As lojas alugadas ou o back-office
oferecem este serviço através do uso de softwares altamente especializados. É
útil lembrar que a operadora de cartão reembolsa o cliente em caso de fraude e
cobra a despesa da loja – desprezar este filtro é fatal. O percentual médio de
pedidos rejeitados por fraude gira em torno de 6%.
Em um ambiente virtual a análise de risco
se assemelha muito à tradicional análise de crédito, porém com outros critérios
por não depender do histórico de pagamentos e ser orientada para pessoas
físicas. O meio de pagamento mais seguro ainda é o boleto, porém ele é usado em
menos de 15% das vendas.
Outro ponto a ser observado é que não é
somente a análise de risco que filtra os pedidos incluídos, cerca de 30% dos
pedidos que não foram considerados como fraude são rejeitados por
impossibilidade de pagamento. Em síntese, a cada 100 pedido incluídos, somente
64 pedidos são faturados.
Como vender bem mesmo sendo pequeno?
Uma regra básica é
evitar a competição com grandes lojas, ou seja, tente atuar em um segmento de
produtos que não são vendidos por estas lojas ou, se vendem, não têm muita
profundidade. Isto implica trabalhar com especialidades e ter uma grande
diversidade dentro dela. Esta é a grande oportunidade para pequenas lojas,
aproveitas as vantagens dos nichos de mercado no e-commerce.
O maior problema dos pequenos
empreendedores que se dedicam a nichos de mercado é que não contam com a
infraestrutura logística e de controle para operar neste novo canal. Neste
sentido, o compartilhamento de serviços é essencial. Para simplificar a
logística externa e pagar menos frete devem ser evitados itens com peso acima
de 30 kg e/ou volume acima de 0,1 m3, uma das dicas para escolher o que vender
em sua loja virtual.
Especialidades exigem especificação,
neste sentido, a descrição técnica do item é fundamental para comunicar
segurança ao cliente e demonstrar a seriedade da loja. Exemplos de
especialidade: caça e pesca, material elétrico, material eletrônico, autopeças,
ferramentas e materiais para marcenaria, equipamentos esportivos para esportes
radicais etc.
Como tornar minha loja virtual conhecida?
O marketing
digital vem se tornando muito caro e pode ter resultados desastrosos se
não acompanhado pela estabilização dos processos logísticos. Investir pouco e
ter a prudência de estabilizar os processos logísticos é o caminho mais seguro.
No e-commerce, a melhor propaganda é a
boa referência. Manter um bom atendimento é a melhor receita para o
crescimento. Um cliente satisfeito induz outros a comprarem.
Para quem vender seus produtos?
No início da
operação é recomendável que você restrinja geograficamente o mercado. A
internet tem acesso universal, porém a mercadoria vendida tem que ser entregue
e, eis o problema, por vezes, tem que ser coletada.
É importante frisar que a devolução é
muito mais frequente no comércio eletrônico do que no varejo tradicional e
tende a crescer com o aumento da consciência dos direitos do consumidor. Além
disso, há mais problemas: qualidade da mercadoria, erros na especificação
ou foto da mercadoria induzindo o cliente a se enganar.
As devoluções e cancelamentos devem ser
previstos na formação de preço de venda. É bom lembrar que o cliente do
e-commerce está mudando, a chamada classe C está aumentando a participação.
Isto tem um significado muito forte em termos do perfil da oferta e da
importância de informações ao cliente por meio de chat, telefone e email para
explicar como comprar, obter detalhes das especificações etc.
O aumento da abrangência geográfica de
mercado deve ser compatível com o aumento do volume de vendas de modo a diluir
os custos da reversa. É importante estabelecer um valor mínimo para o pedido a
fim de que as despesas de transporte e financeiras não comprometam a margem.
Cumpra sempre seus compromissos
Um dos segredos do
sucesso no e-commerce é cumprir os compromissos assumidos com o cliente quando
do fechamento do pedido: prazo e entrega da mercadoria em bom estado. Isto
parece simples, mas é onde quase todos tropeçam. O índice de pontualidade de
entrega dos líderes de mercado é de 95% e as devoluções chegam a 3.4% das
vendas realizadas.
Para cumprir estas promessas, deve-se
evitar vender antes de comprar e não vender mais do que o estoque disponível.
Para tanto, é necessário segregar estoque disponível para a venda não
presencial, recomendação dirigida a quem compartilha o estoque com a venda
presencial.
Segurança dos processos internos
No varejo
tradicional, o cliente pega fisicamente a mercadoria, leva-a até o caixa,
embala e realiza o transporte. No e-commerce, ele compra baseado numa foto e na
crença da existência de estoque. Posteriormente à finalização da compra e após
o pagamento, a “pegada” da mercadoria, a conferência, a embalagem e o despacho
são realizados pela equipe interna do lojista.
Os pilares para o sucesso desta operação
são: a coerência entre a informação de estoque e o estoque físico, a facilidade
de acesso à mercadoria, a rigorosa conferência da mercadoria com o pedido
quando da embalagem, a correta identificação do volume com dados necessários à
transportadora e a formação de carga com emissão de romaneio para conferência
do carregamento.
Todas estas atividades, obrigatoriamente,
têm que serem feitas num prazo preestabelecido e com exatidão. Elas constituem
o principal entrave organizacional das pequenas lojas. A desatenção ao processo
físico de atendimento condena o esforço de vendas.
Atrasos são culpa sua
O prazo de entrega é
composto do prazo de atendimento físico somado ao tempo de trânsito da
transportadora. Como se nota, o maior dos prazos depende do desempenho da
transportadora. Assim, tão importante quanto ter processos seguros é contratar
transportadoras confiáveis e controlar seu desempenho.
Para tanto, é necessário conhecer o tempo
de trânsito de cada transportadora para cada região de destino, controlar a
data de transferência da mercadoria para a transportadora e a data em que a
entrega foi realizada.
Trabalhar a ansiedade do cliente
Tenha certeza que
seus clientes adoram acompanhar o atendimento de seus pedidos. Para isso, é
importante que o lojista tenha condições de responder o estágio em que se
encontram cada um dos pedidos a atender, estejam eles em atendimento físico ou
em poder da transportadora.
Para administrar essa ansiedade, seu
sistema deve informar no mínimo itens como data de recebimento do pedido,
aprovação do pagamento, entrega à transportadora e conclusão da entrega.
O tratamento das exceções sinaliza a
seriedade da loja
Assim como no varejo
físico, no e-commerce é imprescindível conhecer o Código de Defesa do
Consumidor. Ele baliza toda a política de atendimento ao cliente. Nele constam
direitos associados à venda não presencial: aceitar devolução até 7 dias da
entrega sem questionar o motivo, aceitar devolução por defeito até 30 dias da
entrega, arcar com as despesas de coleta em caso de devolução etc.
Os operadores de SAC devem ser capazes de
manter cliente informado sobre o processo de atendimento, ter agilidade nos processos
de devolução e cancelamento de venda, estar atentos a críticas e registrá-las,
liberar crédito e/ou pedido de troca somente após a chegada da devolução.
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