O significado de SEO é Search Engine
Optimization. Em português ele é conhecido como Otimização de Sites, MOB e
Otimização para Buscas. O SEO nada mais é do que a otimização de uma página (ou
até do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca. A
conseqüência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um
site em uma página de resultados de uma busca. Por exemplo, ao pesquisar no
Google por “Marketing de Busca”, o primeiro resultado é este site. O SEO é uma
prática sem garantias, ou seja, nenhuma empresa ou pessoa pode garantir que seu
site fique em primeiro em uma busca, pois o único capaz disto seria o próprio
site de busca como o Google ou o Yahoo.
O SEO surgiu com a nova geração de sites
de busca. Antes dela, a organização do links em uma páginas de resultado era
alfabética como nos diretórios web.
Na nova geração de ferramentas de
busca, o posicionamento passou a depender da relevância. Esta
relevância é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir
o quanto uma página é importante. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é
o Google PageRank.
Os fatores que influenciam o
posicionamento das páginas são guardado a sete chaves pelos site de busca.
Porém, ao longo do tempo, foi possível identificar as melhores práticas que se
resumem em empregar o bom senso na criação e estruturação de um site. O SEO
também depende da palavra-chave que é o termo que você usa em um busca.
Dependendo de quais palavras você utiliza, serão retornadas páginas diferentes
em posições diferentes.
O SEO pode ser dividido em duas partes.
Fatores internos e fatores externos. Os internos são relacionados ao site.
Alguns exemplos são urls claras, utilização dos padrões web, títulos de página
racionais e a correta utilização das tags html que é linguagem utilizada para
construir páginas web. Já a parte externa analisa como os outros sites se
relacionam com o site. Os exemplos são quantidade de links apontando para o
site, quais sites apontam o site e o conteúdo do link apontado. Dependendo
destes fatores, as páginas são pontuadas pelos sites de busca para que ele
possa determinar a relevância da pagina e quais as palavras-chave relacionadas
a ela. O Google utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank.
Existe também o lado negro do SEO
conhecido como Black Hat Seo. Nele, são utilizadas técnicas que tentam enganar
os algoritmos das ferramentas de busca para melhorar o posicionamento da página
como uso de texto invisível ou de exibir conteúdo diferente para pessoas e
sites de busca. Quando descobertos, os sites de busca podem punir os sites que
utilizam estas práticas diminuindo a importância do site ou chegando a
excluí-lo da sua busca.
Não se deve confundir o SEO com links
patrocinados, pois no segundo você pode pagar para ter a garantia de ficar na
frente de outros resultados, podendo ficar até em primeiro se estiver disposto
a pagar o preço.
Wallace Oliveira Cruz
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