Postado por
Henrique Castro - 23/07/2015
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Na era pré-redes
sociais (parece que faz um milhão de anos, né) as marcas não precisavam
arrancar os cabelos cada vez que um consumidor apresentava uma crítica sobre um
serviço ou produto. Nessa época, a situação não representava um problema tão
grande porque a mensagem não se espalhava com a velocidade de hoje em dia, ela
se restringia no máximo à uma pequena rede de amigos e à família do consumidor
insatisfeito.
A velocidade de
resposta e a transparência da organização não afetavam tanto a reputação da mesma
justamente porque ela possuía um controle sobre o que era falado. A internet e
as redes sociais mudaram radicalmente esse cenário, obrigando as marcas a
repensarem suas estratégias de relacionamento com o público.
Considere que, em
média, um usuário do Twitter possui 208 seguidores, no Facebook são em média
350 amigos e no LinkedIn cerca de 610 conexões. Agora imagine que esse usuário
decida compartilhar nas suas redes uma experiência ruim que teve com alguma
marca. O alcance dessa publicação e a velocidade com que ela se espalha é
incontrolável, então esse único comentário pode ser o suficiente para causar um
estrago enorme na imagem da organização, principalmente se ela não estiver
preparada para lidar com uma situação problema.
Não só de
publicações bonitas e engajamento positivo vivem as páginas nas redes sociais.
Em algum momento um comentário negativo vai ser publicado sobre sua marca, não
importa o quanto ela se esforce para ser a melhor possível. Por sorte, o que
realmente conta não é o comentário em si, mas a forma como a organização se
comporta frente a essa situação. Nós temos algumas dicas importantes para
aproveitar esse momento, a princípio negativo, e transformá-lo em uma
experiência de crescimento para a marca.
Em primeiro lugar,
apagar as publicações negativas não vai fazer com que elas sejam esquecidas,
porque os consumidores continuarão falando a respeito. As marcas não possuem
mais controle sobre o que é falado, então a dica aqui é valorizar a crítica em
vez de simplesmente excluí-la. É interessante aproveitar que as redes sociais
são um dos canais mais eficientes de relacionamento e criar um canal de
comunicação com o cliente insatisfeito, entendendo o motivo da reclamação e
mostrando que algo está sendo feito a respeito.
Outro ponto que
deve ser levado em consideração é o tempo de resposta. Um dia é mais do que
suficiente para fazer com que uma publicação negativa alcance milhares de
pessoas e afete a reputação da marca. Por mais que não exista uma solução
imediata para o problema reportado, é importante ao menos sinalizar aos
consumidores que sua marca está lidando com o problema. Além de demonstrar
transparência, isso faz com que o consumidor não se sinta desamparado.
Estar sempre atento
ao que falam nas redes sociais sobre a sua marca é fundamental para otimizar o
relacionamento com o cliente e diminuir o tempo de resposta. O monitoramento em
tempo real mostra tudo o que é falado sobre a organização, seja positivo ou
negativo, ajudando a minimizar possíveis crises. Por mais que não seja possível
controlar tudo que é dito na internet, ao menos há a possibilidade de monitorar
e estar de olho o tempo inteiro na percepção do público sobre a sua marca.
E, por fim, mas não
menos importante, aproveite para crescer com o comentário negativo. É o momento
para você saber onde deve melhorar, reparar suas falhas e fortalecer ainda mais
o relacionamento com o seu público. Mostrar para o consumidor que você se
importa e quer resolver o problema é essencial para que ele não abandone sua
marca.
As redes sociais
estão sendo tão decisivas nesse momento de resolução de problemas que se
tornaram, segundo pesquisa realizada pela E.Life, a terceira ferramenta mais
utilizada por consumidores para entrar em contato com os serviços de
atendimento das empresas, ultrapassando os sites como ferramenta de SAC. Por
isso, é necessário estar preparado e saber o que fazer quando o consumidor
precisar de você.
http://www.mundodomarketing.com.br/artigos/henrique-castro/34101/como-se-comportar-na-rede-social-quando-o-consumidor-precisa-de-voce.html
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