Conheça as vantagens do e-commerce de nicho, lojas virtuais dedicadas a um público específico, e saiba por que esse é um dos melhores segmentos para os novos empreendedores online que desejam montar uma loja virtual de sucesso.
As vantagens do e-commerce de nicho e os caminhos para o sucesso nesse segmento
Para o pequeno e médio empresário, as vantagens
do e-commerce de nicho o transformam na melhor opção para
conquistar um espaço em um mercado tão competitivo quanto o do comércio
eletrônico brasileiro.
Desde que Chris Anderson, em seu livro A Cauda Longa, definiu os nichos de mercado na
Internet como o segmento mais lucrativo para os novos empreendedores online, as
virtudes e vantagens do e-commerce de nicho vêm
sendo amplamente debatidas em diversos artigos em sites especializados.
Mesmo no Brasil, é possível encontrar diversos nichos
de mercado no e-commerce que possuem um ótimo potencial de
crescimento e muitas vezes não foram se quer explorados de maneira
profissional, como o e-commerce GLBT e lojas virtuais voltadas para a terceira
idade.
Vejamos algumas das principais vantagens da atuação em um
e-commerce de nicho para o novo empreendedor online.
Diferenciação dos outros grandes
players
Uma das vantagens do e-commerce de nicho é criar uma
diferenciação dos grandes players que vendem praticamente de tudo e não são
especialistas em absolutamente nada. Esse posicionamento pode ser usado a seu
favor.
Quem opta por trabalhar em nichos de mercado tem a
oportunidade de se tornar uma referência em seu segmento de atuação, o que
desperta o interesse dos consumidores em serem atendidos por uma loja
especializada.
Economia em termos de plataforma de
e-commerce
Atualmente o mercado brasileiro conta com uma infinidade
de fornecedores de plataformas de e-commerce com as mais diversas
configurações, recursos e, é claro, preços.
Trabalhando em um mercado menor e muito bem definido, as
necessidades de recursos da plataforma serão igualmente menores e mais
adequadas.
Uma das vantagens do e-commerce de nicho é que sua
plataforma de e-commerce precisará de menos recursos do que se fosse trabalhar
com um universo mais amplo de produtos e clientes, o que demandaria funcionalidades
extra, que encareceriam o sistema de e-commerce.
Posicionamento preciso da marca
Atuando em um mercado de nicho, sua marca pode
assumir um posicionamento muito mais preciso o que facilita bastante o trabalho
de comunicação com os clientes e a criação de uma imagem forte nesse segmento.
Essa é uma verdadeira estratégia de ganha-ganha, pois além
de facilitar e baratear o trabalho de divulgação da empresa na internet, ainda
agrega valor na eventualidade de venda do negócio futuramente.
Melhor percepção do público e
produtos
Entre as diversas vantagens do e-commerce de nicho está a
oportunidade de ter uma melhor percepção do público-alvo e dos produtos que
realmente fazem sucesso entre essas pessoas. No e-commerce de massa, a
variedade de Personas de Marketing, torna essa
percepção bem mais difícil.
Identificar as necessidades dos consumidores é um dos
melhores caminhos para a criação de uma loja virtual de sucesso e o trabalho
com um segmento muito específico, como no caso dos nichos de mercado, torna
essa tarefa muito mais fácil, devido a proximidade com seus clientes.
Redução dos custos de marketing
online
Outra grande vantagem do e-commerce de nicho é a redução
dos custos de divulgação da loja virtual. O custo de divulgação de um
e-commerce está intimamente relacionado ao público que é preciso atingir e o
fato de trabalhar com um público menor é um ponto a seu favor.
Trabalhando com um público mais segmentado você tem a
oportunidade de criar ações de marketing digital mais focadas e integradas
entre os diversos canais, reduzindo assim os custos que seriam bem maiores se
tivesse que trabalhar com um leque maior de potenciais consumidores. Uma
vantagem que você só encontra trabalhando com nichos de mercado.
Fidelização mais eficiente
Nos dias de hoje a fidelização dos clientes desempenha um
papel importante para o sucesso de uma loja virtual. Com os custos de
divulgação de uma empresa na Internet aumentando, conquistar um novo cliente
fica cada vez mais caro, por isso é muito mais inteligente fidelizar seus
clientes já conquistados.
Uma das vantagens do comércio eletrônico de nicho é que
diante de uma concorrência menor, aliado a um conhecimento mais profundo sobre
hábitos, costumes e preferências dos clientes, é muito mais fácil fidelizar
seus seu público, através da criação de um relacionamento mais próximo e
constante.
Wallace Oliveira Cruz
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