Nossa paixão por voar é que nos motiva todos os dias a cumprir nossa principal missão: ser a companhia aérea preferida das pessoas. E é trabalhando com alegria, criatividade, respeito, responsabilidade e, acima de tudo, com o Espírito de Servir, que conseguimos levar pessoas até os seus destinos com muito mais prazer e conforto. Embarque com a gente e boa viagem!
Nossa política
Visão
Trabalhar com o
Espírito de Servir faz as pessoas mais felizes.
Missão
Ser a companhia
aérea preferida das pessoas, com alegria, criatividade, respeito e
responsabilidade.
UMA TRAJETORIA DE SUCESSO E CRESCIMENTO
Anos 60
A Táxi Aéreo Marília surgiu em 1961, a partir da união de
dez jovens pilotos de monomotores. Na época, eles faziam o transporte de cargas
e de passageiros entre o Paraná e os Estados de São Paulo e do Mato Grosso.
Após seis anos, o grupo é comprado pelo empresário Orlando Ometto, tem a sua
sede mudada para São Paulo e também muda o seu perfil ao começar a transportar
apenas malotes.
Anos 70
Em 1971, o comandante Rolim Amaro, que já havia trabalhado
na companhia em seus primeiros anos de funcionamento, é convidado por Orlando
Ometto para ser sócio minoritário da empresa, com 33% das ações. No ano
seguinte, o piloto adquire metade das ações da TAM e assume a direção da
empresa.
O ano de 1976 marca o surgimento da TAM - Transportes
Aéreos Regionais, que dá origem à empresa conhecida hoje como TAM Linhas
Aéreas. Rolim detém 67% do capital da nova empresa, com atendimento voltado
para o interior de São Paulo, Paraná e Mato Grosso.
Anos 80
A década de 80 marca um período de crescimento. A mudança
começa com a chegada do Fokker-27, substituindo os aviões bimotores. Em 1981, a
TAM comemora a marca de um milhão de passageiros transportados.
O primeiro grande salto da malha da empresa vem em 1986,
com a aquisição da companhia aérea Votec. Com a medida, a TAM estende as suas
atividades para as regiões Centro-Oeste e Norte do país.
A partir de 1989, a presença do comandante na porta das
aeronaves para recepcionar os passageiros e o inconfundível tapete vermelho no
acesso para a escada de embarque passam a fazer parte do tratamento
diferenciado oferecido pela TAM.
Anos 90
A empresa ganha mais visibilidade com a chegada dos
Fokker-100, inaugurando uma nova era na aviação regional.
Em 1993, a TAM lança com pioneirismo o Programa
Fidelidade, que se destaca por não prever limitação de assentos para as
passagens gratuitas.
O ano de 1996 marca o início das operações da TAM em todo
o território nacional. A TAM adquire a companhia Lapsa do governo paraguaio e
cria a TAM Mercosur.
Em conjunto com um consórcio formado pela Lan Chile e
Taca, a TAM lidera a negociação para compra das aeronaves Airbus. O resultado é
a compra de 150 aeronaves para as três empresas junto ao consórcio europeu.
Outra iniciativa estratégica é a compra de uma área de 185
alqueires (447 hectares) na região de São Carlos, no interior de São Paulo, que
hoje é a sede do Centro Tecnológico da TAM.
Em 1998, chegam à TAM seus primeiros Airbus A330 e a
empresa faz o seu primeiro vôo internacional na rota São Paulo-Miami. No ano
seguinte, é a vez do primeiro destino para a Europa (Paris), em parceria com a
Air France.
Apostando na tecnologia como meio para atender melhor os
seus passageiros, a TAM lança novamente com pioneirismo no Brasil um moderno
sistema de bilhetes eletrônicos, batizado com o nome de e-ticket.
Anos 2001-2002
A TAM começa em 2000 uma ofensiva fase de crescimento, mas
o ano de 2001 é marcado por grandes acontecimentos. O comandante Rolim morre
tragicamente no dia 8 de julho em um acidente de helicóptero. Dois meses
depois, a aviação internacional sofre um sério abalo e entra em um ciclo de
retração em decorrência dos atentados de 11 de setembro.
Assim como em outras partes do mundo, o mercado brasileiro
sofre os efeitos da retração econômica. No entanto, a TAM cresce 31% nesse
período, transportando mais de 13 milhões de passageiros e elevando o
faturamento para praticamente R$ 3 bilhões no ano.
Em 2001, a empresa incorpora mais 15 aeronaves Airbus A
320 e dois Airbus A 330. Mesmo com as adversidades, a TAM transporta quase 14
milhões de passageiros em 2002.
Ano 2003
A TAM remaneja sua malha aérea, reestrutura-se
internamente e dá início ao compartilhamento de vôos com a Varig.
A empresa lança o e-TAM Auto-Atendimento nos principais
aeroportos do país, um equipamento que permite aos passageiros fazer o seu
check-in em apenas 10 segundos. A companhia fecha o ano com lucro de R$ 174
milhões, o maior de sua história. Depois de uma carreira de 30 anos na empresa,
Daniel Mandelli Martin deixa a presidência da TAM.
Ano 2004
Marco Antonio Bologna, que havia ocupado a
vice-presidência Financeira, assume a presidência no dia 19 de janeiro.
São criados os vôos noturnos, com tarifas reduzidas,
conhecidos como "corujões".
A TAM também investe em conforto e lança a poltrona da
Nova Classe Executiva dos vôos internacionais para Europa (Paris) e EUA
(Miami). A reclinação das poltronas passa de 145º para 180º.
Com o reaquecimento da economia, a companhia volta a
operar os vôos diurnos para Miami e passa a operar mais três vôos semanais para
Paris. Com isso, o número de freqüências para os EUA sobe para 14. Para a
Europa, a TAM passa a oferecer 10 vôos semanais. Além disso, a empresa inicia
uma estratégia de crescimento para a América Latina e começa a voar diariamente
para Santiago do Chile no início de dezembro.
Para adequar a frota ao aumento de demanda no mercado
doméstico e internacional, a TAM confirma a chegada do seu décimo Airbus A330
até outubro de 2005, que será usado nas viagens internacionais. A empresa
também acertou junto à Airbus um cronograma para a entrega de mais 10 aeronaves
A320 nos próximos quatro anos. Além dessas entregas firmes estarão garantidas
também 20 opções para o mesmo tipo de aeronave, sujeitas apenas a confirmação
pela TAM.
No mercado doméstico, a TAM fecha uma série de acordos com
companhias aéreas regionais para aumentar a sua cobertura no território
nacional e oferecer novas possibilidades de conexão e de freqüências para seus
passageiros. Ao todo, são 25 novos destinos nacionais, responsáveis pelo
transporte de 38 mil passageiros a mais em 2004. Os acordos envolvem cinco
empresas: Passaredo, Ocean Air, Total, Trip e Pantanal. Com isso, a TAM passa a
cobrir uma malha com 66 cidades no território nacional (sendo 41 destinos
próprios).
A TAM fecha o mês de dezembro com a liderança no mercado
doméstico pelo 18º mês consecutivo e um recorde histórico no mês de dezembro:
41,17% de market share. No acumulado do ano, a TAM fica com uma participação de
35,79% no setor nacional e de 14,48% no internacional. A ocupação das aeronaves
acumulada no ano também atinge bons resultados: 64% no mercado doméstico e 72%
no internacional.
Ano 2005
A TAM mantém a liderança do mercado doméstico de aviação
com média de 43,5% de market share, crescimento de 7,7 p.p. ante o ano
anterior. No internacional, a evolução foi de 4,4 p.p., fechando o período com
18,9% de participação no mercado.
Novas freqüências para Paris (duas por dia), Buenos Aires
(cinco diárias) e o lançamento do vôo para Nova York, em novembro, contribuem
para aumentar a fatia desse segmento. Além disso, a Companhia consolida seus
vôos para Miami (dois por dia), Santiago do Chile (um diário) e reforça sua
integração com a malha da subsidiária TAM Mercosur, sediada em Assunção, no
Paraguai, e que vai a Pedro Juan Caballero, Montevidéu, Punta Del Leste, Ciudad
Del Este, Santa Cruz de La Sierra e Cochabamba. No Brasil, a TAM chega a 46
destinos e, com os acordos comerciais com companhias regionais, atinge 73
localidades no país.
Nesse ano, 19,6 milhões de passageiros são transportados,
número 44,7% superior ao registrado em 2004. A evolução da operação fez a
companhia aumentar seu quadro de colaboradores em 15,4% (1.290 novos
funcionários diretos) comparado a 2004, totalizando 9.669.
Ano 2006
No primeiro semestre, reforça vôos a partir de São Paulo,
Rio e Brasília, principalmente para capitais do Nordeste. Em julho, passa a
voar para Boa Vista (Roraima) e inicia freqüências diretas para Manaus a partir
de São Paulo. A partir de 2 de outubro, começa a operar vôo diário para Rio
Branco (Acre) a partir de Goiânia, com escala em Brasília, e passa a voar para
todas as 26 capitais brasileiras, além do Distrito Federal.
No mercado internacional, completa as sete freqüências
semanais para Nova York com vôos no horário noturno, inicia terceiro vôo diário
para Miami a partir de Manaus e, com a TAM Mercosul, reforça Buenos Aires a
partir do Galeão. Para Santiago (Chile), aumenta a capacidade com a operação do
Airbus A330. Em outubro, inicia o vôo para Londres e passa a oferecer a seus
passageiros mais dois novos destinos na Europa: Zurique e Genebra, na Suíça,
por meio de vôos em code-share com a Air France
Encerra o ano com lucro de R$ 556,0 milhões. Nos mercados
doméstico e internacional, a empresa transportou 27,9% mais passageiros em
relação ao ano anterior, totalizando 25 milhões de pessoas. Em dezembro,
alcança 49,1% de participação no mercado doméstico e 60,6% no segmento
internacional.
Ano 2007
Inicia as novas rotas para Milão (Itália) e Córdoba
(Argentina), passa a oferecer uma freqüência direta entre Salvador e Paris,
além dos vôos ligando Fortaleza e Salvador a Buenos Aires. Lança a segunda freqüência
diária para Santiago do Chile e passa a operar o terceiro vôo diário para Paris
(França), desta vez com partida do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim
(Galeão), no Rio de Janeiro.
Como parte de sua política para o segmento internacional,
a TAM estabelece parcerias estratégicas por meio da assinatura de Memorandos de
Entendimento com a portuguesa TAP, a sul-americana LAN, a americana United
Airlines, além da alemã Lufthansa.
Em julho, recebe autorização oficial da ANAC (Agência
Nacional de Aviação Civil) para iniciar operação regular de três freqüências
semanais para Frankfurt (Alemanha) e de sete para Madrid (Espanha).
Para operar o segmento internacional, a TAM anuncia a
ampliação de seu planejamento de frota, com a aquisição de 22 Airbus A350 XWB
(Xtra Wide Body) com mais 10 opções, para serem entregues entre 2013 e 2018.
Além desses, a empresa confirmou o recebimento de mais dois A330 em 2010 e
outros dois em 2011. Anteriormente, a empresa já havia anunciado a contratação
de quatro Boeing 777-300ER, aumentando para oito o número de aeronaves desse
modelo que serão entregues a partir de 2008. Com isso, a TAM planeja encerrar
2007 com 18 aviões de grande porte para viagens de longo curso e, até 2010,
serão 26 aeronaves destinadas exclusivamente aos vôos internacionais.
No mês de julho, a TAM registra participação de mercado
nos vôos domésticos de 50,6%, consolidando a liderança alcançada desde julho de
2003. No segmento das linhas internacionais operadas pelas companhias aéreas
brasileiras, a TAM atinge market share de 64,3%, mantendo liderança conquistada
em julho de 2006.
Ano 2008
O ano de 2008 registrou momentos históricos para a TAM,
como o reposicionamento de sua marca e o anúncio da entrada da empresa na Star
Alliance, a maior aliança mundial de companhias aéreas. As diretrizes do
reposicionamento da marca da companhia foram anunciadas em fevereiro, com a
reafirmação da Paixão pela Aviação e do Espírito de Servir, valores herdados do
fundador da empresa, o comandante Rolim Adolfo Amaro. Já a adesão à Star
Alliance, anunciada em outubro, representa um novo patamar na expansão
internacional da TAM. Ainda na área internacional, a companhia ampliou seus
acordos de code share com várias empresas, como a TAP, a Lufthansa e a Air
Canadá; e, na América do Sul, manteve os acordos com a LAN Chile, a LAN Peru, a
LAN Argentina e a Pluna.
Em janeiro de 2008, a TAM obteve a renovação, por dois
anos, do certificado IOSA (IATA Operational Safety Audit), recebido após
auditoria realizada por técnicos independentes e credenciados pela IATA
(International Air Transport Association), atestando a conformidade da
companhia em 940 requisitos de segurança e qualidade operacional.
A empresa encerrou o ano de 2008 — em que recebeu seu
primeiro Boeing 777-300 ER — com 129 aviões, uma frota com idade média de 5,5
anos, uma das mais jovens do mundo.
A receita líquida no ano foi de R$ 10,5 bilhões, um
crescimento de 29,7% em relação a 2007. O lucro operacional registrou aumento
de 67,3%, também na comparação com o ano anterior, atingindo R$ 725,2 milhões.
Segundo dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil),
a participação média da TAM no mercado doméstico em 2008 foi de 50,3%. Já no
âmbito internacional, a companhia ampliou sua participação entre as empresas
brasileiras que voam para o exterior e, em dezembro de 2008, registrou o
recorde de 85,5% de market share internacional.
O volume total de passageiros domésticos transportados
pela TAM em 2008 foi de 25,6 milhões de pessoas, um aumento de 6,1% em relação
ao ano anterior. No mercado internacional, foram 4,5 milhões de passageiros
transportados, um crescimento de 22,4% em relação a 2007. A taxa de ocupação
acumulada ao final do ano nos voos domésticos foi 68,1%, e a dos voos
internacionais atingiu, no mesmo período, 75,5%.
Ano 2009
Uma das prioridades da TAM
em 2009 foram os preparativos para o ingresso da companhia na Star Alliance,
a maior aliança mundial de empresas aéreas. A aliança oferece o acesso a 1.077
aeroportos, localizados em 175 países ao redor do mundo. A adesão definitiva da
TAM ocorreu em 13 de maio de 2010, com grandes expectativas para o futuro.
Uma das ações prioritárias para a adesão à Star Alliance
foi a migração dos sistemas comerciais de gestão de passageiros e de check-in
da TAM para a plataforma Amadeus Altéa CMS. Ao longo de 2009, a empresa
realizou uma reformulação completa em sua plataforma tecnológica.
Em paralelo, a companhia ampliou sua atuação
internacional. Em abril, iniciou um acordo de codeshare com a empresa britânica
bmi e também um acordo regional com a companhia uruguaia Pluna, para fortalecer
o destino São Paulo-Montevidéu. Em maio, fechou codeshare com a Swiss. Selou,
ainda, acordos de integração de programas de fidelidade com a Air Canadá (em
abril), Swiss (em junho) e com a bmi e Austrian (ambos em outubro). Em agosto,
também deu início ao codeshare com a Air China para voos São Paulo-Pequim, via
Madri.
Em 2009, a TAM lançou opções de financiamento mais
acessíveis para a aquisição de bilhetes. Clientes do Banco do Brasil e do Itaú
podem, a critério dos bancos, parcelar passagens TAM em até 48 vezes, com
débito direto na conta. Além disso, o site da empresa passou a oferecer mais
opções de pesquisa, o que oferece a possibilidade de encontrar preços mais
acessíveis, em horários e dias alternativos.
Em junho, de acordo com sua diretriz de contemplar
multinegócios alinhados com a aviação, a empresa apresentou ao mercado a
Multiplus, que atua com o conceito de redes de programas de fidelização –
consumidores podem acumular pontos provenientes de diversos programas de
fidelização em uma só conta e resgatar prêmios em várias empresas dos mais
diferentes ramos: postos de gasolina, supermercados, hotéis, livrarias, entre
outros. Em outubro, a Multiplus tornou-se uma empresa independente e, em
fevereiro de 2010, foi realizada a abertura de seu capital.
Em 19 de dezembro, a TAM S.A., holding controladora da TAM
Linhas Aéreas, formalizou a aquisição da Pantanal Linhas Aéreas, empresa de
aviação que atende cidades de densidade populacional média nos Estados de São
Paulo, Minas Gerais e Paraná a partir do Aeroporto de Congonhas (SP). A
aquisição da Pantanal, oficializada em março de 2010, tem grande valor
estratégico e reflete a confiança da TAM no crescimento da economia brasileira
nos próximos anos.
A Excelência Técnico-Operacional da companhia foi
novamente reconhecida pela IATA (International Air Transport Association). Pela
terceira vez, a qualidade e a segurança da TAM foram atestadas com a
certificação internacional IOSA (IATA Operational Safety Audit).
A empresa encerrou o ano com uma frota de 132 aviões,
sendo 107 narrow body Airbus (20 A319, 81 A320 e 5 A321) e 25 wide body, sendo
18 modelos Airbus (16 A330, 2 A340) e sete modelos Boeing (os 4 Boeing 777-300
ER e 3 Boeing 767-300).
Em 2009, registramos um market share acumulado de 45,6% no
mercado doméstico e de 86,5% entre as companhias brasileiras que operam voos
internacionais. Transportamos, ao longo do ano, 30,4 milhões de passageiros.
Ano 2010
Em um ano pontuado por fatos históricos, a TAM anunciou, juntamente com a LAN, em agosto de
2010, a intenção de união das duas holdings em uma única entidade controladora,
o LATAM Airlines Group. Juntas, TAM e LAN somam mais de 40 mil funcionários,
mais de 280 aviões, 115 destinos, em 23 países, além de oferecer serviços de
carga em todo o mundo. As duas companhias continuarão operando com as marcas
existentes e sob suas próprias certificações de operação. Em janeiro de 2011,
foram assinados os acordos vinculativos para a união, aprovados pelos
respectivos Conselhos de Administração das duas empresas e, em março de 2011, a
ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) concedeu a autorização prévia para a
operação. A transação ainda está sujeita à aprovação dos demais órgãos
reguladores no Brasil, no Chile e nos outros países onde a LAN possui
subsidiárias, assim como à concordância dos acionistas não controladores, por
meio da adesão a uma oferta de ações.
Em 13 de maio de 2010, a TAM celebrou sua adesão à Star
Alliance, a maior aliança global de aviação comercial. Hoje, a rede reúne 27
das maiores companhias aéreas do mundo, que, juntas, operam mais de 21 mil voos
diários, em mais de 1.100 destinos dos 181 países nos quais a organização
opera. Durante o ano, foram firmados novos acordos de codeshare com as empresas
Continental Airlines, ANA e US Airways, e ampliadas as parcerias já existentes
com a Lufthansa e a Swiss Airways. No mercado doméstico, o acordo de codeshare
com a regional TRIP foi expandido, passando a oferecer três novos destinos
nacionais. Além disso, foram inauguradas cinco rotas internacionais: Frankfurt
e Londres, partindo do Rio de Janeiro; Miami, saindo de Brasília e Belo
Horizonte; e São Paulo-Bogotá.
Em 2010, a TAM passou por importantes mudanças
organizacionais. Em março, foi anunciada a
indicação de Marco Antonio Bologna para a Presidência da holding TAM S.A., com
responsabilidade sobre o desenvolvimento dos negócios adjacentes do grupo e o
seu relacionamento institucional. Líbano
Miranda Barroso manteve o posto de presidente da TAM Linhas Aéreas, no comando
das operações de passageiros e cargas, que compreendem TAM Linhas Aéreas, TAM
Airlines (com sede em Assunção, no Paraguai), Pantanal Linhas Aéreas e TAM
Viagens; e continuou ocupando o cargo de diretor de Relações com Investidores
da TAM S.A.
A TAM registrou, ao longo do ano, sucessivos recordes
históricos em suas taxas de ocupação dos voos internacionais, em comparação aos
períodos correspondentes dos anos anteriores. No acumulado de 2010, alcançou o
recorde de 79,6% no índice de aproveitamento dos assentos nos voos
internacionais. Já a taxa de ocupação no mercado doméstico em todo o ano
passado foi de 67,6%, segundo os dados divulgados pela Agência Nacional de
Aviação Civil (ANAC). O market share acumulado em 2010 foi de 42,8% no mercado
doméstico e de 87,6% no segmento de linhas internacionais operadas por empresas
aéreas brasileiras. A companhia transportou 34,5 milhões de passageiros no período
e encerrou o ano com 151 aeronaves, a maior frota de aeronaves de passageiros
que uma companhia aérea brasileira já teve.
A TAM liderou o ranking de Transportes na 37ª edição das
Melhores e Maiores da revista EXAME. Foi também a companhia aérea mais lembrada
pelos brasileiros no Folha Top of Mind e a empresa aérea mais admirada na
pesquisa da revista Carta Capital. Além disso, foi eleita a melhor companhia
aérea brasileira pelos leitores da revista Viagem e Turismo, da Editora Abril
e, segundo o Ranking Interbrand 2010, figurou na 17ª posição entre as 25 marcas
mais valiosas do país, a colocação mais alta no setor de transporte aéreo.
Internacionalmente, foi reconhecida com a melhor Classe Executiva da América do
Sul pela revista Business Traveler; melhor companhia aérea entre o Reino Unido
e a América do Sul no Travel Agents Choice Awards; e melhor revista de bordo do
mundo (TAM Nas Nuvens) no Passenger Choice Awards.
O ano de 2010 foi marcado por outros fatos importantes: em
junho, o Museu TAM foi reaberto, em São Carlos, no interior de São Paulo. Em
novembro, a companhia realizou o primeiro voo experimental da América Latina
utilizando biocombustível de aviação produzido a partir do óleo de pinhão
manso, obtido de matéria-prima nacional. Em outubro, a TAM deu mais um passo
pioneiro na aviação brasileira: passou a oferecer, em parceria com a On Air, um
sistema que permite que os passageiros utilizem seus celulares durante os voos
para transmissão de voz e dados (internet e mensagens de texto). A companhia é
a primeira empresa das Américas a oferecer o serviço, inicialmente disponível
em algumas rotas. Em 2011, ampliará a oferta com a implantação do sistema em
mais 26 aeronaves. Outra ação de destaque, utilizando novas tecnologias, foi o
lançamento, em setembro, do primeiro check-in pelo celular na América do Sul.
Um projeto-piloto foi implementado nos aeroportos de Ribeirão Preto (SP) e São
José do Rio Preto (SP) para permitir que os passageiros façam o check-in
totalmente sem papel, dispensando a impressão do cartão de embarque.
Em 2010, o Centro Tecnológico da TAM, unidade de MRO
(Maintenance, Repair and Overhaul), conquistou novas certificações das
autoridades aeronáuticas de Canadá, Argentina, Equador e Antilhas Holandesas
para prestar serviços de manutenção em aeronaves com matrícula nesses países e
seus componentes. Pela quarta vez, renovou a certificação internacional IOSA
(IATA Operational Safety Audit), o mais completo e aceito atestado
internacional de segurança operacional na aviação civil.
Ano 2011
Em 2011, a TAM avançou em direção ao objetivo de formar,
junto com a LAN, o principal grupo aéreo da América Latina e um dos maiores da
aviação mundial. O LATAM Airlines Group recebeu todas as aprovações de órgãos
de defesa da concorrência – incluindo as autoridades antitruste de Espanha,
Itália e Alemanha, além do Tribunal de Livre Concorrência do Chile (TDLC) e do
Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), no Brasil. Após a revisão
dos números relacionados à fusão, foi possível estimar que, juntas, TAM e LAN
vão gerar sinergias anuais entre 600 e 700 milhões de dólares (antes, a
estimativa era de aproximadamente 400 milhões de dólares por ano), que serão
capturadas em quatro anos após a conclusão da transação. A nova holding somará
305 aeronaves, com operações de passageiros e cargas para 150 destinos em 23
países. O processo de fusão deve ser concluído em meados de abril de 2012.
A TAM encerrou 2011 com participação anual de 41,2% no
mercado doméstico e de 88,1% no segmento de rotas internacionais operadas por
companhias aéreas brasileiras. No ano, o load factor internacional, de 81,4%,
foi o melhor resultado anual da empresa no segmento. No período, transportou
cerca de 37 milhões de passageiros, superando os 34,5 milhões do ano anterior. Com
156 aeronaves, a frota da companhia é a maior frota de aviões de passageiros da
história da aviação brasileira e uma das mais jovens do mundo, com idade média
de 7 anos.
No ano em que comemorou 35 anos de sua fundação, a TAM
lançou um novo voo diário entre São Paulo e a Cidade do México, e, para atender
a forte demanda de turistas brasileiros, ampliou de um para dois o número de
ligações diárias entre o Aeroporto de Guarulhos e Orlando, nos EUA. Para
avançar em sua internacionalização, inaugurou escritórios comerciais em Pequim
e em Xangai (China), com o objetivo de captar oportunidades no mercado
asiático, estreitando o relacionamento com agentes de viagens e clientes da
região.
Internamente, a companhia modernizou sua estrutura
administrativa. Na TAM Linhas Aéreas, a antiga Vice-presidência Comercial e de
Planejamento deu origem às novas Vice-Presidência de Planejamento e Alianças e
Vice-Presidência Comercial e de Marketing. Além disso, o TAM MRO – unidade de
negócios de manutenção, reparo e revisão geral de aeronaves e componentes
aeronáuticos – ganhou sua própria direção executiva e passou a responder
diretamente à holding TAM S.A.
As opções de destinos internacionais aumentaram por meio
de novos codeshares firmados com JetBlue Airways e Turkish Airlines e também
pela ampliação do acordo mantido com a Lufthansa. No mercado doméstico, a TAM
ampliou o acordo de codeshare com a TRIP e avalia a possibilidade de aquisição
de uma participação minoritária de 31% no capital social da empresa.
A atuação da companhia foi reconhecida no Brasil e no
exterior. Em 2011, em cerimônia realizada na França, a TAM foi premiada pelo
World Airline Awards, promovido pela Skytrax, como "Melhor Companhia Aérea
da América do Sul" e também na categoria "Excelência em atendimento
na América do Sul". No Brasil, entre vários prêmios recebidos, liderou a
categoria “Companhia Aérea” da premiação As Empresas Mais Admiradas do Brasil
em 2011 da revista Carta Capital.
O período também foi marcado por diversos fatos
importantes: o projeto OnAir, que habilita a comunicação móvel por voz ou texto
(SMS e e-mail) a bordo, foi ampliado no mercado doméstico e encerrou o ano com
31 aeronaves equipadas com o sistema. A venda de bilhetes nas Casas Bahia
cresceu com a instalação de mais sete quiosques, num total de 10 estandes na
rede varejista. Da mesma forma, o Metrô de São Paulo ganhou três pontos de
venda da TAM em estações de grande movimento e, em dezembro, foram inaugurados
dois primeiros pontos no MetrôRio. No Largo Treze, em São Paulo, a TAM Viagens
inaugurou a sua primeira loja no tradicional centro de comércio popular, em
julho. O site Ofertas TAM foi reformulado e passou a oferecer mais filtros e
ferramentas de pesquisa totalmente focadas na baixa tarifa. Em dezembro, a TAM
lançou de forma pioneira seu próprio canal de compras coletivas, oferecendo
passagens com tarifas promocionais. Em outubro, foi lançada a Plataforma Trade,
nome do canal criado para aproximar estrategicamente a empresa dos agentes e
consolidadores de viagens.
Durante o ano, quatro estações de manutenção de linhas do
TAM MRO – localizadas em Porto Alegre, Recife, Salvador e Fortaleza – receberam
a certificação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA - European
Aviation Safety Agency) para prestar serviços em aeronaves Airbus com matrícula
da Europa. O TAM MRO também teve renovada a sua certificação da Transport
Canada Civil Aviation (TCCA) e da BDCA (Bermuda Department of Civil Aviation).
Ano 2012
O ano de 2012 registrou um marco para a história da TAM: a
união da companhia com a LAN e a formação do Grupo LATAM Airlines, efetivada em
27 de junho. Esta associação gerou um dos maiores grupos de companhias aéreas
do mundo, que oferece serviços de transporte de passageiros para cerca de 150
destinos, em 22 países, e serviços de carga para aproximadamente 169 destinos,
em 27 países. Ao fim de 2012, a frota do grupo era composta de 320 aviões. A
união das operações das duas empresas permite oferecer mais e melhores voos e
conexões no Brasil, no Paraguai e nos países-sede da LAN (Argentina, Chile,
Colômbia, Equador e Peru). Em fevereiro de 2012, Marco Antonio Bologna
reassumiu a presidência da TAM Linhas Aéreas, depois de um intervalo de mais de
quatro anos.
No ano, a pontualidade média dos voos foi de 90,6%. Em
novembro, a companhia registrou um recorde de aproveitamento dos voos, com
ocupação de 80,6% no mercado doméstico. A frota da empresa se manteve como uma
das mais modernas e eficientes do mundo, e fechou o ano com 162 aeronaves,
entre elas quatro novos Boeing 777-300ER. Em market share, a TAM encerrou o ano
como líder do segmento doméstico (40,79%) e participação de 89,44% entre as
companhias aéreas brasileiras que voam para o exterior.
Com novas tecnologias, foi possível oferecer aos
passageiros uma experiência de viagem ainda mais ágil e confortável, desde o
momento da compra até a chegada ao destino final. Em agosto de 2012, a
companhia lançou seu portal para smartphones, acessível a partir das principais
plataformas mobile. Com ele, a TAM foi a primeira companhia área a oferecer a
opção de compra de bilhetes pelo celular no mercado brasileiro. Naquele mesmo
mês, a companhia também foi a primeira a implantar o serviço de check-in pelo
celular para todos os 42 aeroportos brasileiros servidos por seus voos
domésticos, o que dispensa a impressão do cartão de embarque.
Ao longo do ano, instituições nacionais e internacionais
reconheceram a qualidade dos serviços prestados pela TAM. Pela segunda vez consecutiva,
a empresa venceu um dos mais importantes prêmios de aviação, o World Airline
Awards, nas categorias “Melhor Companhia Aérea da América do Sul” e “Melhor
Equipe de Companhia Aérea da América do Sul”. Organizada pela empresa britânica
Skytrax, a premiação é definida em pesquisa com 18,8 milhões de passageiros, em
mais de 100 países. Já na 15ª edição do prêmio “As Empresas Mais Admiradas no
Brasil”, realizado pela revista Carta Capital, a TAM figurou entre as cinco
empresas brasileiras mais admiradas na América Latina e sagrou-se, pelo quarto
ano seguido, a companhia aérea mais admirada do Brasil. Em 2012, foi eleita
também a empresa de maior prestígio do país na categoria Turismo e Transporte
pela Revista Época NEGÓCIOS.
Na área de Sustentabilidade, a empresa iniciou em 2012 o
processo de coleta seletiva em suas rotas domésticas. Além disso, a TAM será a
primeira companhia aérea no mundo a ter banheiros com acessibilidade em
aeronaves narrow body (de corredor único). Em julho, a empresa anunciou que receberá
aeronaves da família A320 com dois sanitários e uma galley (nome da área
dedicada à armazenagem e manuseio de alimentos e bebidas nas aeronaves) menor
na parte traseira da cabine. A novidade, chamada de Space-Flex, beneficiará o
passageiro com mobilidade reduzida. Ao todo, 39 novas aeronaves da TAM estarão
equipadas com o Space-Flex e serão entregues à companhia a partir do último
trimestre de 2013.
Entre as ações relacionadas ao bem bem-estar do
passageiro, a TAM iniciou, em setembro, a assistência médica remota nos voos
internacionais. A companhia passou a ser a única aérea da América Latina a
contar com a orientação de profissionais especializados em medicina
aeroespacial. O contrato assinado com a Medaire, empresa americana de
aconselhamento médico remoto, visa a garantir ainda mais segurança aos
passageiros e tripulantes de voos internacionais, que contarão com apoio e
orientação, em português, de profissionais especializados em medicina
aeroespacial 24 horas por dia.
Outro destaque deste ano foi a marca de 10 milhões de
clientes associados ao TAM Fidelidade, atingida em outubro. O programa de
fidelização de clientes da TAM Linhas Aéreas, criado em 1993, foi o pioneiro
entre as empresas aéreas do Brasil.
No TAM MRO, unidade de manutenção da TAM, os destaques
foram as certificações da ANAC para o centro realizar a manutenção de aeronaves
ATR-72 e da família EMBRAER 170/190, recebidos em março e julho,
respectivamente. A entrada da unidade na rede global de manutenção da Airbus,
anunciada em abril, também confirmou sua posição como uma das principais
prestadoras de serviços para aeronaves da fabricante na América Latina.
Em abril de 2012, a TAM Cargo
anunciou, durante a 18ª edição da Intermodal South America, o investimento em
um novo terminal de cargas em São Paulo. Com 14 mil metros quadrados e
capacidade de movimentação de 1.000 toneladas por dia, em sistema
verticalizado, o novo projeto proporciona um incremento de oito vezes em
relação ao potencial atual de operação da unidade de negócios da TAM no
aeroporto de São Paulo/Guarulhos. Já a chegada da primeira aeronave cargueira
com marca TAM Cargo e operada pela ABSA, subsidiária da LAN Cargo, sinalizou o
avanço da integração entre as empresas. A aeronave cargueira, um Boeing
767-300F, tem capacidade para transportar 57 toneladas. A operação conjunta
entre TAM Cargo e ABSA posiciona o Grupo LATAM Airlines como líder no mercado
brasileiro de cargas.Q
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