Como usar o Twitter para promover minha empresa?
Respondido por Leandro Kenski, especialista em marketing digital
Respondido por Leandro Kenski, especialista em marketing digital
Com mais de 100 milhões de usuários cadastrados e mais de
60 milhões de usuários ativos, o Twitter pode ser uma excelente ferramenta para
empresas que desejam gerar tráfego para seu site e manter contato com seu público.
Criado para ser uma rede de informação, a ferramenta é
usada por muita gente que, apesar de não publicar mensagens ou twittar,
acompanha postagens dos perfis seguidos. Segundo pesquisas, cerca de 70% dos
usuários do Twitter seguem perfis de empresas, interessados em promoções e descontos.
Oferecer benefícios é um grande incentivo para levar o
público ao seu site. Divulgar links de produtos com preços especiais e
promoções exclusivas para seguidores, estimula os cliques. Mas os twitteiros
não estão atrás só de descontos. Os participantes da rede estão interessados em
conteúdo relevante e informações realmente úteis.
Por isso, muito mais do que ‘falar’, publicar mensagens e
links, é importante ouvir, responder e estabelecer conversas para saber o que
seu público procura. Mesmo que as empresas não desejem posicionar-se dessa
forma, esta rede social tem uma forte tendência a se tornar um SAC online, onde
consumidores publicam suas críticas e reclamações.
Se isso acontecer com sua empresa, não se desespere! Uma
crise iminente pode se tornar uma ótima oportunidade de mostrar que a empresa
está disposta a ouvir seus clientes, se posicionar com transparência e usar o
feedback percebido por ali para antecipar informações ou melhorar seus produtos
e serviços.
Empresas que participam e interagem, aproximando-se do
público, fazem muito mais sucesso e, consequentemente, recebem mais cliques,
recomendações e retweets.
Se sua empresa ainda não está presente no Twitter, antes
de começar a fazer postagens e interagir, é importante observar e aprender a
etiqueta do ambiente. O Twitter tem uma linguagem própria, com alguns códigos
que mostram a familiaridade com a rede e podem tornar um perfil muito mais popular
ou fazê-lo cair no limbo. Um deles, muito útil para quem deseja ampliar o
alcance de suas mensagens, são as hashtags. Palavras com o símbolo # na frente
tornam-se classificadores de assuntos das mensagens, que passam a ser vistas
por várias pessoas, mesmo que não sejam seguidoras do seu perfil.
No final das contas, a palavra de ordem nessa rede social
para quem quer ser ouvido e atrair o público é ouvir e participar. O Twitter é
um canal de mão dupla e interagir, responder, retwittar outros perfis e aproveitar
assuntos dos trending topics são ações que vão fazer toda a diferença nos
números do seu site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário