Eu estava fazendo algumas pesquisas sobre o Facebook, Twitter e Instagram quando encontrei em um slide esta pergunta: Como você pode escrever um Tweet eficaz?
Na verdade, escrever um tweet é simples, mas escrever um tweet eficaz é muito mais complexo: é preciso tempo, criatividade etreinamento. O primeiro conselho é não se contentar apenas com as imagens bonitas, porque geralmente não é nada mais do que o título do post que vai chamar a atenção.
Precisamos trabalhar em torno de palavras, escolher a forma e variar o ponto de vista.
Anatomia de um Tweet
Um tweet é uma mensagem de texto a 140 caracteres, incluindo um link para um recurso online, hashtag e quaisquer citações a outras contas.
Na prática, você tem apenas 140 caracteres para caber tudo o que você quer comunicar com seus seguidores, como é bem representado por este infográfico de Neomobile.
O presente mais precioso para usar o Twitter é, sem dúvida, a síntese! Portanto, também é necessário um pouco de criatividade para ser capaz de empacotar a notícia em diferentes formas.
Cada um de nós é, por natureza, mais sensível a certos registros comunicativos do que outros: algumas pessoas reagem às perguntas, outros preferem a notícia nua e crua e aqueles que precisam de ser posta em causa.
Apesar de 140 caracteres parecer um limite, nos obriga a saborear as palavras e dar-se um pouco do que queríamos dizer, por outro lado é uma grande vantagem, porque nos permite abordar a mesma mensagem de maneiras muito diferentes, sem soar repetitivo.
Os 4U para um tweet eficaz
Os 4U’s nasceram no mundo do copywriting e são usados para escrever, por exemplo, o título de um post, assunto de um e-mail, mas também podem ser aplicados na composição de um tweet.
O 4U são:
- Deve serútil para o leitor.
- Deve sugerirUrgência.
- Deve transmitir uma sensação deunicidade.
- Ele deve fazer oUltra-específico.
Vamos refletir por um momento sobre como consultar a timeline do Twitter: se estamos no celular ao invés da área de trabalho, role a tela rapidamente, quase sem ler nada, deixando cair seus olhos nas imagens (daí a importância de anexar uma foto ao seu tweet) e o apelido dos autores do tweet.
Porque um tweet deve ser lido assim que o olho passar sobre ele, não é algo que o fere, uma palavra, um ponto de interrogação, três pontos de exclamação … E porque todos nós somos sensíveis a diferentes elementos.
7 maneiras de escrever um tweet
Esta lista certamente não esgota as possibilidades infinitas que temos na composição de um tweet; no entanto, eles são os mais frequentes e aqueles que tendem a funcionar melhor.
Tweet direto
A primeira maneira é construir um tweet que vai ao cerne da questão, sem meias palavras; pode ser usado por exemplo, para dar a informação.
Tweet indireto
Em vez de dar a notícia diretamente, o tweet procura estimular a curiosidade do leitor, criar demanda e o levar a clicar no link onde você vai encontrar a resposta.
No momento descascando a mexerica que comprei pela web: http://t.co/6X68NGT3m6
— Pontofrio (@pontofrio) 14 julho 2015
Tweet de notícias
Não se vira, e acaba de anunciar a notícia, com links para mais informações. E típico da notícia e é o mais simples de construir; simplesmente alinhar o sujeito-verbo-predicado e você terá uma linear levando o leitor, se ele está interessado no assunto.
Após ser citado por delator, Dirceu faz nova tentativa para evitar prisão http://t.co/VAkaUwKj6Wpic.twitter.com/yTB8Rr1264
— Folha de S.Paulo (@folha) 15 julho 2015
Tweet how-to
Ele responde os tipos de perguntas que todos nós temos, ou seja, “como fazer”. Nós todos vivemos em constante busca de “instruções” para fazer qualquer coisa e não aleatoriamente, o título que funciona melhor é o “How to …”.
Como aumentar o engajamento no seu blog e redes sociais? Descubra aqui! http://t.co/zjw2yxquFWpic.twitter.com/EN6i2k9E44
— Rock Content (@rockcontent) 14 julho 2015
Tweet de demanda
Normalmente são aqueles tweets relacionados a determinado assunto no qual ocorre um bate papo em tempo real na timeline. Este tipo de Tweet é mais comum para responder questões de eventos ao vivo online e offline.
Tweet Comando
É o tipo de tweet que não tenta convencê-lo a ler alguma coisa ou seguir o link. Basicamente, ele diz para esquecer o que você está fazendo, porque o que ele propõe é o que você vai encontrar, é realmente importante para você agora.
26 imagens que vão arruinar a sua vida http://t.co/uOgQXOUNBK pic.twitter.com/bMcMcyLoMI
— BuzzFeed Brasil (@BuzzFeedBrasil) 14 julho 2015
Razão pela qual
De certa forma, é a resposta de Tweet para tweet porque, em vez de destacar a demanda, oferece a resposta imediatamente. Utilizamos o tempo todo e nem percebemos.
http://startup101.com.br/estrategias/como-escrever-um-tweet-eficaz
Testes práticos de Tweet
Suponha então que escreva um post intitulado “Grupos Linkedin: como escolher as pessoas certas e como usá-los.” Quantas maneiras diferentes acima eu poderia escrever um tweet para espalhar este post?
- “grupos LinkedIn, os critérios para escolher as pessoas certas”
- “Aqui estão três maneiras de usar os Grupos do LinkedIn”
- “Você tem certeza que se uniu aos Grupos do Linkedin certos?”
- “Para não perder mais tempo: como escolher Grupos no Linkedin”
- … E muitos outros …
Nestas formulações pode reforçar um ou mais dos 4U que vimos antes, o resultado pode ser explosivo!
Conclusões
O limite de 140 caracteres do Twitter é uma grande oportunidade: podemos repetir N vezes a mesma mensagem em muitas maneiras diferentes. Neste post eu listei as formas mais comuns e mais eficazes: diretos, indiretos, notícias, perguntas, how-to, comando, razão pela qual.
Variar o estilo e explorar 4U de Utilidade, Urgência, Singularidade e Ultra especificidade é a maneira de fazer do Twitter uma ferramenta de marketing muito poderosa para promover a nossa marca e os nossos serviços.
Você tem outros exemplos ou variantes a ser oferecido?
http://startup101.com.br/estrategias/como-escrever-um-tweet-eficaz
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